A hipertensão arterial – mais conhecida como pressão alta – é uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e que atinge .
Infartos do miocárdio são a segunda maior causa de mortes por doença no Brasil; em primeiro lugar vêm as doenças cerebrovasculares, como os derrames e isquemias.
Tanto os infartos quanto os derrames têm como principal causa a hipertensão arterial.
Podemos dizer então, sem medo de errar, que a hipertensão é a maior causadora de mortes por doença no Brasil.
Pelos dados da Organização Mundial de Saúde da ONU, a hipertensão arterial causa em torno de 10 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil não temos números exatos, mas o Ministério da Saúde estima em aproximadamente trezentas mil mortes por ano, causadas por doenças derivadas da hipertensão.
A pressão alta pode ser causada por vários fatores, que levam a um endurecimento e estreitamento das artérias, afetando a circulação, fazendo com que o sangue circule mais rapidamente, porém, em menor quantidade pelas artérias, exigindo um esforço maior do coração para distribuir o sangue pelo corpo.
Além de ataque do coração e derrame cerebral, a hipertensão pode causar insuficiência renal e afetar a visão, entre outros males que podem ou levar à morte ou deixar sequelas que comprometem a qualidade de vida das pessoas.
Por ser uma doença silenciosa, a hipertensão pode surpreender, por isso é muito importante examinar a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, o ideal é fazê-lo a cada três meses.
Se for constatada a pressão alta, ela pode ser tratada com medicamentos; mas como diz o dito popular: é melhor prevenir do que remediar.
Então, previna-se contra ela:
faça exercícios físicos, cuide do peso, alimente-se com uma dieta saudável com frutas e legumes frescos, pouco sal e gordura, evite o excesso de massas e doces, controle as bebidas alcoólicas e deixe de fumar.
Fique de olho na pressão e viva mais e melhor.