O teste pode ser feito agora. Leitora, leitor, por favor, feche e abra os olhos! Pronto? Esse abrir e fechar dos olhos já é passado, nunca mais ele voltará. A vida é assim e teimamos em negar isso, vamos deixando coisas para amanhã, os erros de hoje vamos corrigir amanhã, a poupança que tínhamos que ter começado no dia do pagamento do primeiro salário ainda não foi iniciada, e assim com quase tudo. Você sabe que tenho uma caixa de sapatos cheia de frases, todas recortadas de jornais e revistas. Essa caixa é um de tudo um pouco, de paraísos aos infernos, afinal, frases amargas, ácidas, também educam, ou educam até mais. E as outras, as frases generosas, simpáticas são como mamães: querem o nosso bem sem rodeios. A frase que me veio agora, grudada nos dedos depois de jogar uma nova frase na caixa de frases, diz assim: – “Não espere a festa acabar para começar a viver”. Nem é preciso explicação, entendemos a danação que é procrastinar, jogar para outro momento o que bem podíamos ou devíamos fazer agora, já… A frase vale para bons e maus momentos na vida. No casamento, por exemplo, a mulher esperar para que o marido ordinário crie vergonha na cara, respeito e ética na vida é apostar num jogo já antecipadamente perdido: ela vai sofrer, e como… Às vezes, (às vezes, eu disse) os pais são bons, generosos, compreensivos, boas figuras mesmo, mas ainda assim os filhinhos batem asas e voam para longe, deixando os pais em silenciosos desesperos. Viver a vida no presente, não esperar a festa acabar para gemer arrependimentos era para ser virtude de todos, infelizmente é vivência de poucos. A saúde está boa? É gozá-la plenamente, vale dizer, não deixar cair a peteca, fazer exames regulares, alimentar-se como gente e não como bichos, evitar drogas, remédios estéticos, essas bobagens todas que bem sabemos, posto que poucos as evitem. A festa da vida é agora, ainda que o sapato esteja apertado, mas a decisão de aceitar o sapato apertado nos ameniza o desconforto e nos energiza para nos adaptarmos a ele com mais força. A vida é agora, aqui e agora. No “mais tarde” mora o remorso…
FUTURO
O passado é conhecido e página virada, apegos ao passado é jogar a vida fora, não há como trazê-lo de volta ou mudá-lo. A ardência na vida vem das incertezas do futuro, um futuro que vive nos tirando o sono, afinal, como controlá-lo? Como? Fazendo as coisas certas, o futuro não acontece por acaso. Quase tudo na vida, fora os excepcionais inevitáveis, acontece por nossa culpa ou talentos, nada é por acaso. O futuro depende da pessoa…
CALOURA
Ela começou as aulas semana passada, foi um alarido na sala dela. É aluna de Nutrição na Faculdade de Guarulhos, São Paulo. A caloura se chama Iolanda Conti e tem “apenas” 91 anos. Passou pelas piores provações na vida, as piores… Nunca desistiu de aprender a ler e a escrever, aprendeu em 2016… E só agora, quando deu, foi fazer o que sempre sonhara: Nutrição. Um exemplo aos molengas que se dizem velhos aos 60, 70 anos. Sonhos e bravuras não têm idade.
FALTA DIZER
Pesquisa americana, feita pela Universidade de Stanford, informa que 68% dos americanos associam o estado civil de uma mulher à realização pessoal. Vale dizer, mulheres casadas. Solteiras, lá como cá, são “apedrejadas”, e mais que tudo pelas próprias mulheres. E não pesquisaram os homens solteiros? Ah, esses são “espertos”. Pesquisados estúpidos.