Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cuida da tua vida!

Por: Luiz Carlos Prates

04/02/2026 - 07:02

Quem já não ouviu essa frase, cuida da tua vida? Mesmo que não lembremos, alguém já nos disse essa frase alguma vez. E a frase, que pode soar debochada, desrespeitosa, ela nos manda mesmo sair da vida alheia. Então, a escutemos. Meter-se na vida alheia nunca vai dar certo. Claro que não estou falando de pais educando os filhos, “metendo-se” na vida deles, não é isso. Fora disso, quem nos pode ajudar na vida, quem nos pode tirar das ansiedades, das frustrações, dos fracassos mesmos? Ninguém. Muitas vezes somos “ajudados”, mas por trás dessa ajuda existe uma segunda intenção de parte do “generoso” que nos ajudou. Este ano vamos ter eleições. Só uma pessoa muito tacanha pode esperar por dias melhores a partir dos nomes futuramente eleitos. Os caras, agora, e muito mais depois, só pensam neles. Muitas vezes ao longo da vida nos metemos em grupos, passamos a ser membros de um grupo. Por quê? Equivocadamente, e antes de tudo, para termos o poder desse grupo, sendo um dos do grupo temos poder… Temos? Baita logro. Há grupos esportivos, torcidas, grupos religiosos (mais falsos que moeda furada) grupos familiares, grupos de amigos, grupos de colegas, grupos políticos, ninguém desses grupos nos vai tirar do eventual atoleiro em que nos encontremos. Então, para viver bem, vamos respeitar esses grupos, mas deixá-los longe de nós ou em seus devidos lugares… Que cada um cuide de si. Se cuidarmos de nós, nos respeitando, fazendo o correto ao longo da vida, ah, lá adiante vamos olhar para trás e nos cumprimentar. Fizemos o correto, por nós, sem esperar por falsas mãos estendidas. Respeitando os outros e cuidando de nós, sem esperar por ajudas, vamos nos dar bem na vida. Toda e qualquer relação humana se não estiver alicerçada sobre a simpatia e o respeito será enganação, trapaça e perda de tempo. Qual foi o político que até hoje bateu na sua porta e lhe deu o dinheiro de que precisavas para uma cirurgia ou ajudar em qualquer problema seu, pessoal? Apesar de todo esse meu “aparente” pessimismo, ainda acredito na confiança e no amor, vindos de outra pessoa: da pessoa com quem casamos, mas… É preciso “apostar” no certo e nunca decepcionar. O resto é perda de tempo. Chega, vou cuidar da minha vida!

CABEÇAS

Nossas cabeças são um “causo sério”, como se dizia lá fora, nas fazendas… Ontem li um artigo de uma psicóloga explicando uma obviedade, porém… As obviedades passam batidas pela maioria das cabeças. A psicóloga explicava porque esquecemos os elogios que recebemos e não as críticas. Ora, todos nos achamos dignos de elogios, porém… As críticas tomamos como ofensas, como invejas, quando, na verdade, costumam ser… Verdades. É por isso que não esquecemos delas, as críticas…

ALIANÇAS

Observo e não digo nada, mas… Atiro verde para colher maduro. Converso com este ou com aquele e lá pelas tantas pergunto se o cara é casado. Ele diz que sim, porém… Não tem aliança de casado no dedo. A aliança é um sinal social de que ele ou ela são casados. Sem aliança, vale tudo. E muitos dizem que não, que não é assim. Não é? Então, por que não usam aliança.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Foi fazer o elogio e o programa sumiu. Falei, recomendando, sobre um programa muito interessante que eu via todos os domingos, 16h, na RecordNews. Programa “Mulheres Positivas”, apresentado pela Fabi Saad, magnífica, entrevistando mulheres bem-sucedidas na vida… Elogiei e… O programa sumiu, no lugar entrou uma danação, jogatina. Credo!

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.