Crescimento dos MEIs impulsiona economia de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

21/09/2024 - 06:09

Jaraguá do Sul segue como uma referência de empreendedorismo em nível estadual. Recentemente, a cidade se destacou nos dados do Observatório da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), tendo encerrado o mês de julho com 35.229 empresas ativas. Segundo o IBGE, o município possui atualmente 195.753 habitantes, o que significa uma média de uma empresa para cada 5,5 moradores – um índice comparável à média estadual de uma empresa para cada 5,6 catarinenses. Dos empreendimentos jaraguaenses registrados, 20.233 são MEIs, microempreendedores individuais, e 32.427 são considerados de pequeno porte. De acordo com a analista de negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli, os números expressivos refletem o dinamismo econômico local, que vem sendo impulsionado pela agilidade na abertura de novos negócios e pela adaptação das empresas às novas exigências do mercado.

Confira mais nesta breve entrevista:

Qual é a principal razão por detrás desse aumento expressivo no número de MEIs na cidade?
Esse aumento está diretamente ligado à lei da terceirização. Muitas empresas estão optando por terceirizar suas atividades e, com isso, contratam prestadores de serviços. Isso cria oportunidades de negócio para quem busca empreender. As pessoas estão aproveitando esse cenário para formalizar seus negócios como MEI, o que traz muitas vantagens como a possibilidade de emitir nota fiscal e o acesso a benefícios previdenciários. O nosso escritório local do Sebrae tem prestado bastante apoio nesse sentido, esclarecendo dúvidas e abrindo o caminho aos interessados.

 

Do ano passado para cá, como se verificou essa tendência?
De 2023 para 2024, observamos um crescimento notável no número de empreendedores individuais. Em 2023, registramos a abertura de 3.551 novos MEIs, e, até o momento, em 2024, já formalizamos 3.051. São números que refletem a crescente busca por formalização, seja para aproveitar oportunidades ou sair da informalidade. Além disso, o processo para abrir uma empresa se tornou mais ágil, o que incentiva novos empreendedores.

 

E o que vem permitindo a maior agilidade no processo local de abertura de empresas?
A agilidade vem da adaptação dos municípios às novas legislações, como a Lei da Liberdade Econômica. Em Jaraguá do Sul, o tempo de abertura de empresas é bastante rápido, em questão de horas. E o MEI é um dos tipos de empresas com o processo mais simplificado. Muitas atividades são consideradas de baixo risco, o que dispensa a necessidade de passar pela prefeitura. O empreendedor pode formalizar seu negócio diretamente no portal do Sebrae/SC, facilitando todo o processo de regularização. É muito fácil, e qualquer questão pode também entrar em contato conosco pelo fone (47) 3274-5350, ou ir até a nossa sede no Centro, na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, 474.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.