Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Corda bamba – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

18/03/2025 - 08:03

Você depende de um emprego? Então, cuidado, você está numa corda bamba, aquela corda esticada sobre a qual os equilibristas se apresentam nos circos. E antes de ir adiante, já antecipo que todos vivemos numa corda bamba, de um modo ou de outro, e o nosso circo é a vida. Afinal, quem não sabe que passamos a maior parte do tempo das nossas vidas buscando nos exibir para os outros? E os outros para nós. É a vida. Viver na corda bamba é um permanente risco, basta uma desatenção, um despreparo e pumba, lá vamos nós para o chão. A corda bamba da maioria do povo é o emprego, sem nenhuma garantia de nada e altamente perigosa essa “corda”. A pessoa sai de casa assobiando o hino nacional, chega ao emprego e alguém a está esperando para assinar a demissão… E aí, como é que as coisas ficam? Quem depende de um emprego está o tempo todo na pior das cordas bambas. Qual a saída? A primeira seria ser a pessoa empreendedora, isto é, saber fazer alguma coisa por ela mesma e fazer. Não ficar esperando por ninguém, agir. Ah, sem esquecer a importância de fazer poupança, economia, sempre. Seja qual for o salário é possível guardar uns “troquinhos”, sem desculpas. Para quem ganha pouco, qualquer dinheirinho guardado numa gaveta será um bom dinheiro. Sem poupança é desespero garantido. Para quem vive de emprego, isto é, para quem escolheu o “circo da vida” para subsistir, é bom lembrar que a pessoa, seja no trabalho que for, pode se tornar a melhor pessoa no seu ambiente de trabalho, ninguém a vai proibir. – “Ah, mas ela tem diplomas que eu não tenho, como é que posso me igualar a ela”? Ora, se as pessoas estão numa mesma área, num mesmo nível, num mesmo trabalho, o diploma não vai fazer diferença, o que fará diferença é o resultado do trabalho. O diploma só conta para o exercício legal de alguns trabalhos, não conta para mais nada. Conheço enfermeiras bem melhores que muitas médicas, e assim entre os homens, os médicos. Fique muito claro, o diploma só valida o exercício de certas atividades profissionais, mas não confere competência a quem não as têm. É hora de pensar, corda bamba só é coisa interessante no circo, nos empregos jamais…

PASSADO

Às vezes o passado no cutuca. Hoje temos muitas facilidades tecnológicas que nos evitam cansativos esforços do passado, porém… Hoje ninguém mais escreve uma carta para o seu amor que está longe. Hoje as mensagens são eletrônicas, falta-nos o tato. Sim, o tato. No passado, quando recebíamos uma carta do nosso amor estávamos recebendo uma folha de papel onde ela ou ele tinha posto as mãos. Receber aquela carta era “tocar” nas mãos do nosso amor que nela tinha tocado… Passado.

VERDADE

É aquela história, o que não vemos não cremos. Por exemplo, as pessoas – maioria – não acreditam que cada pensamento que temos reverbera em todas as células do corpo. Bons pensamentos jogam hormônios adequados na corrente sanguínea; maus, tensos, medrosos pensamentos envenenam nosso sangue… Vá dizer isso nas esquinas, você pode ser cuspido. As pessoas não crêem no que não vêem, mas mentem que crêem em Deus…

FALTA DIZER

Eu já tinha falado antes… Tem cabimento essa lorota toda a envolver esse senhor chamado Neymar? Não fez nada pelo Santos e já está contundido, fora dos gramados. Tinha sido estupidamente convocado para a Seleção, foi desconvocado, mas estará na Copa. Brasil? Sem futuro, dentro e fora dos gramados…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.