“Consumo do açúcar e envelhecimento da pele”

Por: Cristiane Molon

11/07/2018 - 11:07

Quem quer ter uma pele saudável e jovem precisa se preocupar com o que come e, principalmente, com os hábitos de vida que tem. A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e está exposta a todos os tipos de agressões internas e externas.

O envelhecimento é um fenômeno natural que está relacionado com a diminuição do metabolismo das células e com o encurtamento dos telômeros. Esses são complexos DNA-proteína encontrados nas extremidades dos cromossomos e a função é proteger contra a degradação. Além dos telômeros, as células que dão sustentação à pele podem sofrer mutações pela ação dos raios ultravioletas, do cigarro e do excesso de açúcar presente na alimentação.

O açúcar é um dos vilões da alimentação moderna. Além de engordar, acelera o envelhecimento da pele. Quando a ingestão de alimentos açucarados é frequente, gera no organismo a glicação, uma reação que ocorre entre a molécula de açúcar e as proteínas, levando à formação dos AGEs (produtos de glicação avançada), um complexo rígido, que se adere à superfície das células, deixando-as caramelizadas. Os AGES são verdadeiras fábricas de radicais livres, que, com o tempo, acumulam-se no organismo, deixando a pele desvitalizada, envelhecida. Todo esse processo é considerado uma inflamação e não é só a pele que sofre os danos, mas o corpo todo. Na pele, observamos perda da elasticidade, flacidez e formação de rugas.

Os principais inimigos da pele são o excesso de sol, cigarro, noites mal dormidas e o açúcar (branco, refinado, presentes nos alimentos, em sucos artificiais, refrigerantes, embutidos).

Dicas para quem ama tudo que é doce e quer ter pele saudável:

  • Diminua a ingestão de açúcar branco, começando pelo café e o chá.
  • O açúcar demerara e o mascavo contêm mais vitaminas e nutrientes, como ferro, magnésio, fósforo. Mas, lembre-se: é tudo açúcar!
  • Cuidado com produtos industrializados (a maioria tem açúcar escondido, sem nada constar no rótulo).
  • O segredo é o bom senso, um docinho de vez em quando tudo bem, porém, é preciso ter cuidado com o consumo diário.
  • Se quiser ter boa aparência, um lindo cartão de visita (rosto) cuide com os excessos. A pele mostra o que acontece internamente.