Já foi dito que se conselhos valessem alguma coisa, ninguém os daria de graça. Pode ser uma piada, mas… Muitas vezes nos valemos das piadas para passar adiante verdades incontestáveis. Ademais, cada um de nós vê o mundo com seus próprios olhos, os olhos mentais, os olhos dos seus próprios valores. O que para mim é muito importante, para você pode ser uma tolice, tudo depende do ponto de vista. Quero conversar com você sobre a vida, nosso cotidiano. Todos os dias ouço aqui ou ali, leio, fico sabendo de pessoas que buscam conselhos, orientações em suas vidas. Grosso modo, perda de tempo. Se você, por exemplo, estiver batendo em portas atrás de um emprego, já bateu em 10 portas e nada de positivo, portas fechadas, atrevo-me a um conselho, conselho gratuito, mas resultante de muitas observações e até mesmo de experiências pessoais… Portas fechadas? Construa sua própria porta, essa porta vai ser comandada por você. E todos nós temos a possibilidade de construir essa porta, de parar de bater em portas fechadas. Já disse aqui, por exemplo, que amor, casamento ou coisa parecida, não se procura, acontece. Nesse caso, não se deve fazer nada além de continuar a viver, o amor vai nos chegar sem que na porta dele precisemos bater. Se não for assim vai ser um logro, uma enganação, um embuste criado por nós mesmos. E no caso dos empregos, todos temos talentos adormecidos, todos temos potencialidade mais das vezes negligenciadas ou desprezadas. Acordar para os nossos potenciais, para os nossos talentos, seja no que for, é construir a porta da nossa vida, sem precisar andar por aí batendo em portas alheias. Fique claro, todos, absolutamente todos nós, temos a possibilidade de construir a nossa própria porta, a porta do viver bem na vida sem precisar de que nos “ajudem”. Um ajutório eventual faz parte da vida, da vida de qualquer um, mas viver esperando por ajutórios, por empurrões, por escadas alheias é frouxidão existencial. É desprezar nossos talentos, negligenciá-los. Sugiro, aconselho aos amigos que vivem batendo em portas, que parem com isso. Comecei a nossa conversa colocando os conselhos debaixo dos tapetes da vida, mas quando o conselho é para nos fazer criar vergonha na cara, acordar para os nossos potenciais, o conselho é digestível, aceitável… Chega de bater em portas!
COLÉGIOS
É bom que os pais alertem filhas e filhos sobre os relacionamentos no pátio do colégio, o ano letivo está por começar. Sob nenhuma hipótese relacionamentos com delinqüentes cujos atos estão comprovados e largamente comentados. Que os delinqüentes vivam entre eles, prevenir é melhor que remediar. Para muitos da sociedade hipócrita em que vivemos delinqüentes menores de idade são ingênuos, são “crianças”…
SABER
Muitos acham que ter um diploma, um diploma robusto, é chave para abrir as portas da realização existencial. Errado. Antes de tudo, diploma se pode “comprar”, há muitos modos para isso. Só os ingênuos duvidam. Agora, tem uma coisa, nada desmente a filosofia que diz que – “Não basta conquistar a sabedoria (ter conhecimentos), é preciso usá-la”. E quem dentre os nossos “conhecidos” tem e faz uso dessa sabedoria? Não conheço. Sabedoria é para os “santos”, ainda que possa ser para todos.
FALTA DIZER
Filosofia de parada de ônibus? – “Toda mulher tem de amar um ou dois cretinos para dar valor a um bom sujeito que encontrar”. Não sei quem fez a frase, mas é discutível. Mulher que se preza identifica logo de saída se o cara presta ou não presta. Sem lero-leros.