Como o pé-direito mais alto pode influenciar em uma construção?

FOTO: divulgação eixo 11

Por: Eixo 11

05/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 05/09/2023 - 15:55

O pé-direito é a altura do piso ao teto em uma construção, e ele desempenha um papel significativo na arquitetura e no design de um espaço. A influência do pé-direito em uma construção inclui vários aspectos:
Sensação de espaço: Pé-direito mais alto cria uma sensação de espaço e amplitude. Isso pode fazer com que um ambiente pareça mais aberto, arejado e acolhedor.

Iluminação: Pé-direito alto permite a instalação de janelas maiores ou mais altas, permitindo a entrada de mais luz natural no espaço. Isso pode melhorar a iluminação interior e reduzir a dependência de iluminação artificial durante o dia.
Ventilação: Altos pés-direitos também facilitam a circulação do ar, o que pode ser especialmente benéfico em climas quentes. O ar quente tende a subir, e um pé-direito alto permite que o ar quente suba e seja substituído por ar fresco, melhorando a ventilação natural.
Estética e design: O pé-direito pode ter um impacto significativo na estética e no design de um espaço. Pé-direito alto pode ser usado para criar ambientes grandiosos e impressionantes, enquanto pé-direito mais baixo pode criar uma atmosfera mais íntima e aconchegante.
Funcionalidade: A altura do pé-direito também pode afetar a funcionalidade de um espaço. Por exemplo, em edifícios residenciais, um pé-direito mais alto pode permitir a instalação de tetos inclinados ou mezaninos, criando áreas de armazenamento adicionais ou espaços multifuncionais.

Um mezanino transmite uma sensação de espaço adicional em um ambiente ao criar um nível intermediário ou plataforma elevada dentro de um espaço existente. Isso pode ser usado para fins funcionais, como armazenamento extra, ou para fins estéticos, como criar uma área de destaque ou um ponto de vista em um espaço. Em termos de design de interiores, um mezanino pode adicionar um visual versátil e atraente.

Quando se trata de vigas em uma construção, elas são estruturas importantes que suportam o peso do edifício e ajudam a distribuir as cargas. A altura do pé-direito pode influenciar o projeto das vigas, especialmente em edifícios de pé-direito alto, onde as vigas podem precisar ser dimensionadas de forma adequada para suportar a carga adicional devido à altura.

Portanto, ao projetar um edifício, o pé-direito e as vigas devem ser considerados juntos para garantir que a estrutura seja segura, estável e atenda aos requisitos estéticos e funcionais do projeto. Um arquiteto e um engenheiro civil trabalharão juntos para determinar a melhor abordagem para o pé-direito e a estrutura de vigas de acordo com as necessidades específicas do edifício.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram