O comportamento humano é o reflexo de nossas ações, reações e condutas frente a estímulos internos e externos. Ele molda nossa identidade e influencia diretamente nas escolhas que fazemos, tanto na vida pessoal, familiar quanto na carreira. Se você já sentiu que “estragou” o dia de alguém devido a uma atitude impulsiva, ou se questionou se poderia ter agido de forma diferente em determinadas situações, você já se deparou com o poder transformador do comportamento.
Descomplicando, um estímulo certo te leva ao lugar correto e o estímulo errado te leva para o bucaro. Você concorda?
Como Nosso Comportamento Muda o Jogo
Imagine a seguinte situação comum do dia a dia: Você está em um ambiente profissional e reage negativamente a uma crítica. Essa única reação pode impactar sua imagem, suas relações e até mesmo suas oportunidades futuras. Se tivesse se comportado de forma mais equilibrada, o desfecho poderia ter sido diferente? Provavelmente sim. Essa é a virada de chave. Nossas atitudes, mesmo em momentos de estresse, revelam quem somos e afetam diretamente o curso das nossas vidas.
Você consegue perceber que não é somente inteligência e habilidades técnicas que você precisa ser bom? Eu acredito que as habilidades socioemocionais são mais importantes, como o jogo de cintura e a flexibilidade para contornar e superar os desafios de relacionamentos, fazem a grande diferença de quem tem sucesso e quem tem conhecimento.
Contratado pela Técnica, Demitido pela Postura
No mundo corporativo e empresarial, é comum ouvir a frase: “As pessoas são contratadas pelo seu conhecimento técnico, mas são demitidas pelo seu comportamento.” Esse ditado sintetiza a importância do comportamento no ambiente de trabalho. Competências técnicas podem ser adquiridas, mas atitudes – como respeito, colaboração e empatia – são muitas vezes decisivas para o sucesso ou fracasso de uma pessoa no meio profissional.
Vou compartilhar o exemplo do meu aluno de mentoria, Jadir. Ele relatou que, em sua classe profissional, muitos trabalhadores têm um comportamento mais mecânico, com frequentes atritos nos relacionamentos. Isso dificultava a retenção de funcionários a longo prazo, criando um ciclo de estresse e ansiedade, especialmente ao lidar com contratos e acordos comerciais. Com a participação no programa de mentoria, Jadir começou a notar uma mudança significativa em seu perfil de liderança. Ele passou a focar no desenvolvimento de pessoas, o que se tornou o diferencial para implementar uma estratégia eficaz e superar uma crise que se arrastava por anos.
O Comportamento é Moldado por Crenças e Valores
Nosso comportamento é um reflexo das crenças, valores, atitudes e hábitos que desenvolvemos ao longo da vida. Desde a infância, somos influenciados por figuras importantes, como nossos pais, pessoas que nós convivemos, que nos ensinam o que é aceitável ou não, certo e errado, o “nosso padrão normal’’. Essas experiências criam uma espécie de “caixa” mental onde armazenamos crenças que moldam nossas reações e comportamentos. Por exemplo, se fomos ensinados que é “feio” expressar sentimentos negativos, nossa tendência será bloquear emoções em vez de lidar com elas de forma construtiva.
Como destaco em palestra sobre paternidade, abordando o tema do papel do homem de forma integral, enfatizando o equilíbrio entre vida pessoal, familiar e profissional. Também converso sobre a importância de identidade, propósito e liderança. Através do autoconhecimento, é possível quebrar tabus relacionados ao papel do homem, permitindo que ele se conecte de maneira mais plena com suas responsabilidades e viva com mais propósito em todas as áreas da vida, sendo por inteiro.
A Resposta ao Estímulo Define Quem Somos
Em momentos de pressão, a forma como reagimos revela muito sobre nossa personalidade e perfil comportamental. Todos nós podemos sentir raiva, frustração ou medo, mas a maneira como expressamos essas emoções é o que diferencia líderes de seguidores, sucesso de fracasso. A gestão emocional é o verdadeiro diferencial.
A verdade se revela quando vamos para o campo de batalha, saímos da teoria, do professor, para viver a experiência real na prática que nos permite nos conhecer, avaliar e identificar os pontos a serem ressignificados e assim aderir uma nova forma de agir construindo um resultado de forma intencional.
Nossa herança: será que realmente “puxei ao meu pai” ou “puxei à minha mãe”?
Nossas ações são moldadas tanto por fatores genéticos quanto pelas experiências acumuladas ao longo da vida. Algumas tendências comportamentais são herdadas, enquanto outras são fruto de influências culturais e sociais. Por isso, é necessário entender de onde vêm nossos comportamentos e como podemos ajustá-los para sermos mais eficazes.
Identifique-se com um desses quatro temperamentos, que ajudam a entender melhor como as pessoas se comportam:
- Sanguíneo (Extrovertido, sociável e energético) – Pessoas com esse perfil buscam estímulos externos e se recarregam através de interações sociais.
- Colérico (Extrovertido, assertivo e determinado) – Ambiciosos e independentes, os coléricos são líderes naturais, mas podem ser dominadores.
- Melancólico (Introvertido, analítico e perfeccionista) – Focados e meticulosos, melancólicos tendem a buscar conforto na solidão e na reflexão.
- Fleumático (Introvertido, calmo e equilibrado) – Pessoas fleumáticas são pacientes, confiáveis e preferem ambientes estáveis e previsíveis.
Esses diferentes perfis ajudam a explicar por que algumas pessoas desempenham melhor em certos ambientes, enquanto outras se sentem desconfortáveis ou deslocadas.
Respeitar o Espaço do Outro
Assim como devemos ser cuidadosos com o meio ambiente, devemos ter atenção ao “ambiente” dos nossos relacionamentos. Nossos comportamentos, sejam atitudes negativas, palavras ásperas ou mal humor – são como “lixo” que espalhamos ao nosso redor. Quando nos tornamos conscientes disso, podemos ajustar nossas ações para preservar os espaços emocionais e psicológicos dos outros, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo.
A Importância de Estar no Lugar Certo
Algumas pessoas têm uma inclinação natural para seguir “processos”, são metódicos, gostam de ordem, início, meio e fim bem definidos. Outras são mais voltadas para pessoas, se adaptando a situações de maior fluidez e interação. Saber onde você se encaixa pode ser a chave para a sua melhor adaptação e jogo de cintura. Se você se sente preso em um ambiente que não valoriza suas habilidades, pode ser o momento de reconsiderar suas escolhas e buscar um lugar onde possa potencializar e crescer.
Comportamento é Tudo
Dentro da minha experiência, vejo que o comportamento é o alicerce que sustenta nossas vidas pessoais, familiares e profissionais. Ele molda as oportunidades que recebemos e as conexões que fazemos. Refletir sobre nossas ações, reações e atitudes é uma atitude inteligente para desenvolver um comportamento que nos leve ao sucesso em vida.
Um segredo, é você ser curioso de entender que temos 3 tempos, passado, presente e futuro, para avançar ao futuro, precisamos resolver o nosso passado.
Vamos fazer este caminho juntos?
Pergunta para reflexão: Como você tem se comportado nas diferentes áres da sua vida? Se o comportamento é a chave, quais mudanças você poderia adotar para melhorar suas relações e alcançar seus objetivos?
——————–
Sou Dr. Hugo Oliveira, médico que atuo além da medicina como mentor, palestrante e treinador na área de desenvolvimento humano e transformação pessoal. Combina a minha formação em medicina com um forte enfoque em liderança emocional, mentalidade de sucesso e crescimento pessoal. Utiliza suas experiências pessoais, familiares e profissionais, como o tratamento de um câncer aos 14 anos, uma familia disfuncional e a jornada como médico, para auxiliar outras pessoas a desenvolverem suas vidas de maneira equilibrada, buscando o propósito e a realização.
Sou casado com a Sarah, Pai do Bento e do Pedro, essa é a minha família, meu principal patrimônio.
Além disso, sou é o criador do Instituto do Cancer Oliveira dedicado a apoiar famílias de crianças com câncer, escritor do livro OncoFé e tenho um forte compromisso com os valores cristãos e a espiritualidade. Seu trabalho abrange palestras, programas de mentoria e imersões voltadas para a transformação de vida, com ênfase em aspectos como ressignificação, mentalidade positiva, e construção de um legado sólido na vida pessoal, familiar e profissional.
Redes sociais:
Site:https://drhugooliveira.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/drhugooliveira/
Devocional ONCOFÉ: https://www.americanas.com.br/produto/7460617878/devocional-oncofe
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@dr.hugooliveira