Quem é você para o Google

Por: Luciana Manfroi

30/04/2018 - 08:04

Este foi o resultado encontrado no buscador do Google quando digitei meu nome; Luciana Manfroi. O primeiro resultado foi o do meu site e blog profissional.

Esta publicação faz parte de uma ação que eu realizo com clientes para quem presto consultoria. Parece  simples. Na verdade, é. Mas, o que está por trás desta ação é o que leva a muitos clientes a repensar de que forma estão sendo mostrados ao mundo através de suas próprias estratégias de marketing digital.

O buscador do Google nos apresenta

Como você se autodefine quando fala de si em relação aos seus atributos profissionais ou habilidades e competências? A autodefinição, ao seja, falar de si mesmo, conforme a ocasião, o episódio, o evento, o local e as pessoas com quem estamos, é um atributo de se localizar no tempo em que nos encontramos em determinados contextos e, algumas vezes, em determinada fatia da história.

Por exemplo: se você está em uma roda de amigos ou em uma multidão no estádio, torcendo por seu time, provavelmente não precisará se autodefinir: camisas, bandanas, bonés, bandeiras farão esta parte por você: eu sou do time tal. Neste momento, não há a necessidade de você se apresentar como arquiteto, jornalista, gari, doutor em filosofia ou administradora.

Janaína Baeta Neves – torcedora apaixonada pelo Clube Atlético Mineiro.

A definição do Google sobre nós é articulada conforme nos apresentamos e somos buscados

Faça você mesmo o teste. Abra o navegador do Google e escreva o seu nome. Qual foi o primeiro resultado que apareceu? E o segundo?

Realizo este teste com alguns clientes para quem presto consultoria e na maior parte das operações, ao invés de aparecer o resultado sobre o seu negócio, aparece o endereço da empresa localizada no Facebook e outras redes sociais.

A pergunta que me faço é por que a empresa, o profissional, a instituição não aparece com seu endereço para seu website ou blog profissional? A resposta não é hipotética, é baseada em dados, informações e conteúdos: existem vários critérios que são analisados pelo algoritmo do Google para que coloque em primeiro lugar na busca o seu negócio ou a sua rede social. Mas, neste artigo não irei tratar sobre isso.

Quem somos no Google

Para o Google nós somos como nos apresentamos. Se não temos um canal próprio para publicar nosso conhecimento, como já escrevi, website ou blog profissional, seremos eleitos a ocupar o primeiro lugar com o que temos. O problema é que estamos permitindo sermos reconhecidos conforme nossa performance em redes sociais: mas redes sociais são espaços alugados para nossa divulgação, para a divulgação de empresas, e não para a publicação de seu negócio, de seu conteúdo profissional, ou de seu interesse.

Estudo de caso sobre a apresentação de uma profissional pelo resultado do Google

Após realizar este teste com os alunos na aula da pós-graduação em Marketing Digital  resolvi investir ainda mais neste tema,

Lembram da foto da Janaína Baeta Neves, torcedora apaixonada pelo Clube de Futebol Atlético Mineiro, que está na foto deste artigo? A Janaína pode ser reconhecida como fanática pelo seu clube de futebol em qualquer local em que o contexto oferece esta possibilidade. Mas, a Janaína é uma profissional que, com certeza, investe em sua carreira e, em termos profissionais deveria ser apresentada como, conforme ela mesmo se autodenominou

Professora universitária desde 2001, graduada e mestre em Administração. Apaixonada pela área de gestão, especialmente marketing e comportamento do consumidor.

Na busca pelo seu nome no buscador do Google, o resultado que apareceu foi o que segue.

Entrando em seu perfil no Facebook, a sua descrição é:

Com todo o conhecimento que tem sobre a sua área de estudo, com suas titulações, a sua apresentação poderia estar em seu próprio ambiente digital, seja website ou blog profissional, e não somente em redes sociais.

O grande problema encontrado por muitas pessoas e profissionais é que as suas apresentações ficaram resumidas às redes sociais (espaço alugado) e não em um local propício para a produção de conhecimento (espaço próprio).

E é esse um dos meus desafios que tento, tanto em aulas, como em cursos, palestras e consultorias colocar para todos os que me procuram: tenha a sua casa própria, aquela que você pode realizar a sua história, mostrar as suas habilidades e competências, fazer negócios, ser o produtor de conteúdo e não deixe nas mãos das redes sociais a sua apresentação.

Depois de construir o seu ambiente digital, daí, sim – corra pra divulgar o conteúdo produzido em seu próprio blog nas redes sociais.

Meu nome é Luciana Manfroi. E este foi o resultado que se apresentou no buscador do Google para mim – a minha casa própria, o local em que produzo e publico meu conhecimento.

E aí, pessoal, qual foi o primeiro resultado que apareceu no buscador do Google pelo seu nome? E o segundo?


Mais sobre mim em Luciana Manfroi

Consultoria, palestras e cursos sobre Marketing Digital para negócios.