Comissão de Combate à Violência contra a Mulher discute demandas

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/09/2023 - 06:09

A comissão formada para debater e encontrar soluções para o combate à violência contra a mulher em Jaraguá do Sul fez a primeira reunião, esta semana, na Câmara de Vereadores. O grupo foi formado logo após a audiência pública realizada no Legislativo jaraguaense para discutir o assunto.

Estiveram presentes as procuradoras da Mulher, vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), a secretária municipal de Educação, Emanuela Wolff, o secretário de Assistência Social, Sadi Terres da Silva, a delegada da DPCAMI, Roberta França, representantes do Hospital Jaraguá, da Secretaria de Saúde, do Conselho Tutelar, dos Creas, Projeto Amava, Soroptimistas, Polícia Civil, Comunidade Novo Amanhã e do Coletivo Feminino.

Entre as principais questões discutidas durante a reunião, foram o espaço físico inadequado na delegacia da Mulher que ainda não oferece um ambiente seguro e privado para atendimento às mulheres vítimas de violência; limitação de horário de atendimento do local e a falta de efetivo nas polícias Militar e Civil.

A reunião também abordou a necessidade de melhorar a coleta de informações a partir dos atendimentos, a construção de uma nova sede para a Polícia Científica, a criação de um serviço de atendimento social 24 horas e a conscientização dos pais sobre temas sensíveis nas escolas.

A vereadora e procuradora da Mulher Sirley Schappo reafirmou que a Comissão continuará trabalhando para encontrar soluções eficazes no combate à violência contra a mulher em Jaraguá do Sul.

 

Maior parque de dinossauros do Brasil

Na noite de quinta-feira (21), ocorreu a cerimônia de inauguração do parque Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú. A atração turística é a quarta do Grupo Oceanic, especializada em espaços temáticos. No parque, os visitantes encontrarão mais de cem dinossauros em tamanho original, incluindo espécies brasileiras. Restaurante temático, cinema, tirolesa e arvorismo e uma verdadeira imersão à pré-história são alguns dos atrativos do local. O deputado estadual Antídio Lunelli esteve presente no evento, ao lado de autoridades locais, empresários e investidores. “Fiquei encantado com a dimensão do parque. Com certeza irá movimentar ainda mais o turismo catarinense”, apontou.

Na foto, Denis Lunelli (E), um dos sócios da atração, o prefeito de BC Fabrício Oliveira, e o deputado estadual Antídio Lunelli | Foto: Divulgação

 

Indisposição

O que mais se falou na sexta-feira nos bastidores da política jaraguaense foi o fato do governador Jorginho Mello (PL) ter passado por Joinville mas não ter confirmado sua presença no pré-lançamento do empresário Edson Junckes (PL) a candidato a prefeito em 2024. Esse fato não teria agradado o pessoal do PL e o motivo seria que o governador não quer se indispor com o MDB jaraguaense.

 

Cidadão Catarinense

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, esta semana, Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Catarinense ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o desembargador Fernando Quadros da Silva. Com livros e artigos publicados, o desembargador é reconhecido pela trajetória pautada pela ética, honestidade e idoneidade moral, sempre atento a necessidade de se observar a segurança jurídica, o respeito a separação dos poderes e a autonomia do Legislativo e Executivo.