Combate a dengue inicia pelo foco do mosquito transmissor

Foto: Freepik

Por: Ricardo Tonial

02/07/2024 - 09:07 - Atualizada em: 02/07/2024 - 16:13

A dengue é uma doença infecciosa causada por um dos quatro subtipos do vírus da dengue, sendo que a transmissão para os humanos se dá por meio da picada do mosquito conhecido como Aedes Aegypti. Neste ano, houve um aumento expressivo dos casos dessa doença em nossa região, trazendo uma série de prejuízos para as pessoas infectadas e também para os sistemas de saúde.

O quadro clínico dessa doença viral pode variar desde casos assintomáticos até quadros mais graves com uma ampla variedade de sintomas, podendo até mesmo afetar o coração. As manifestações cardiovasculares podem incluir arritmias, acometimento do próprio músculo cardíaco com alterações na força de contração do coração que pode ser momentânea, ou, em raros casos, causar sequelas permanentes.

O vírus da dengue se instala no corpo humano e como consequência pode reduzir o número de plaquetas na corrente sanguínea, que são células que circulam no sangue e contribuem para a coagulação.

Por esse motivo, um grande alerta fica aos pacientes cardíacos que fazem uso de medicações que já reduzem a coagulação sanguínea. Nos caso de dengue, pode haver a necessidade de ajuste e/ou interrupção temporária deste tipo de medicação, devendo sempre consultar seu Cardiologista sobre o assunto.

Como não há um tratamento específico para combater o vírus, ou impedir as complicações trazidas por sua infecção, a melhor maneira de prevenção é o combate aos focos do mosquito vetor do vírus e o uso de repelentes para evitar a picada do mosquito transmissor, uma vez que a vacina ainda não está amplamente disponível.

 

Notícias no celular

Whatsapp