Grandes especialistas subiram ao palco do Grande Teatro da Scar, nesta quarta-feira (20), para debater os desafios e as tendências do mercado atual. Gestão, inovação e economia foram alguns dos temas abordados durante o Gumz Transforma 2024, promovido pela Gumz Contabilidade. Clóvis de Barros Filho, Carlos Eduardo Bonato, Felipe Salto, Viviane Lunelli, Juliana Rodermel, Fernando Talaia e William Mazza foram os nomes que fizeram parte de um dia inteiro de palestras repletas de conhecimento e motivação. Confira alguns dos principais insights compartilhados durante o encontro, considerado o maior evento empresarial de Jaraguá do Sul.
1. Repense seu negócio
O primeiro profissional a subir ao palco foi o especialista em gestão estratégica, Carlos Bonato, que abordou a urgência em repensar o formato dos negócios. “No futuro, não haverá concorrência entre produtos e serviços e, sim, entre plataformas”, resumiu.
2. Utilize a tecnologia a seu favor
Na sequência, o engenheiro William Mazza apontou as principais ferramentas de Inteligência Artificial que chegam para agregar produtividade, agilidade e assertividade às tarefas do dia a dia no mundo corporativo. “Não é sobre futuro. É sobre o que está disponível agora. Comece a usar. O profissional do século 21 é aquele capaz de inserir tecnologia em sua ocupação”, alertou.
3. Ser feliz no trabalho importa!
A empreendedora e especialista em psicologia positiva, Juliana Rodermel, e a presidente do grupo Lunelli, Viviane Lunelli, conduziram uma conversa importante sobre o impacto de um ambiente de trabalho mais positivo e feliz. “A gente confunde felicidade com alegria. Felicidade é uma vida com problemas e como eu reajo a esses problemas”, resumiu Juliana, acrescentando que hoje apenas 23% da força trabalhadora está realmente engajada. Já Viviane Lunelli ressaltou que liderança é estar próximo das pessoas, criando um ambiente de empatia, diversidade e acolhimento. “A empresa precisa acolher. Ter o humano no foco”, pontuou.
4. Leia o mercado
Eleito em 2023 como “Economista do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e economista-chefe da Warren Brasil, Felipe Salto subiu ao palco com o desafio de apresentar uma leitura estratégica do cenário político e econômico atual. Ele apontou a alta carga tributária e as questões fiscais, em geral, como fatores que podem travar o crescimento do país. “Temos uma dívida alta. Carga tributária elevada e programas que oneram ainda mais. A reforma tributária pode ajudar, se for bem implementada”, analisou. Apesar de tudo, é possível manter o otimismo, “porque o Brasil tem uma capacidade incrível de gerar riqueza e renda e Jaraguá do Sul é exemplo disso”, finalizou.
5. Erre com gosto, acerte com mérito!
Para encerrar o ciclo de palestras, o professor, palestrante e consultor, Clóvis de Barros, falou sobre a “vida que vale a pena ser vivida”, tema de um de seus livros. Segundo ele, assumir as rédeas da nossa trajetória é sempre o grande desafio. “A única vida que vale a pena ser vivida é a nossa. Só assim podemos errar com gosto e acertar com mérito”, provocou.