“Chuva persistente preocupa órgãos de segurança em Santa Catarina”

Foto Prefeitura de Gaspar

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/01/2021 - 08:01 - Atualizada em: 22/01/2021 - 08:39

As chuvas persistentes nas últimas 72 horas acenderam mais uma vez o alerta em Santa Catarina. De acordo com o levantamento da Defesa Civil estadual, até a tarde desta quinta-feira, 21, nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os totais acumulados que variavam de 100mm a 170mm. Em alguns pontos esse valor era quase o esperado para todo o mês de janeiro. Já se somam registros de alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado em várias cidades do estado.

Ainda conforme as informações do órgão de segurança, a chuva é causada por forte convergência de umidade no estado, associada a uma área de baixa pressão (tecnicamente chamada de cavado) e à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente).

A Defesa Civil reforça a atenção até sexta-feira, 22. Para o final de semana, o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões, e a chuva ocorre mais em forma de pancadas na tarde e noite (típicas de verão). No entanto, não se descarta a possibilidade de temporais localizados.

“O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres está a pronto emprego para quando for necessário”, afirma o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, chefe do Colegiado de Segurança Pública de Santa Catarina.

O que a Defesa Civil não pode contar é com o radar instalado em Lontras. Fora de operação há cinco meses, o equipamento que custou R$ 10 milhões a está em fase de ajustes finais para voltar à atividade. O equipamento é vital para a segurança de todos, já que pode cobrir 191 dos 295 municípios catarinenses.

Seu reparo é de necessidade urgente, sobretudo num estado onde o combo chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e mortes não é nenhuma novidade.

 

 

Alertas via SMS

A Defesa Civil reforça a importância do cadastro para o recebimento de alertas SMS. Para isso basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o CEP do local que deseja ser monitorado. Em caso de emergência, a primeira recomendação é que as pessoas que precisam de auxílio mantenham a calma e utilizem o telefone 193, que é o canal de comunicação com o CBMSC para as ocorrências que possam trazer risco à vida. Também podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

OAB, 88 anos

O mais antigo advogado de Santa Catarina foi o principal homenageado na comemoração do aniversário de 88 anos da OAB/SC. José Daura, que completará 100 anos em março, é o único profissional com carteira da OAB ainda com dois dígitos, emitida em julho de 1947 em Florianópolis – o próprio presidente da OAB/SC, Rafael Horn, possui inscrição com cinco dígitos. A Sessão Magna foi conduzida por Horn nesta quinta-feira, 21, em formato híbrido, com a presença de Daura. A Seccional está homenageando todos os seus ex-presidentes, ex-diretores e ex-conselheiros, totalizando 400 profissionais, alguns in memorian, além dos seus colaboradores mais antigos.

Lavoura

A diversificação é a marca do agronegócio catarinense. Ao longo de 2020, a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investiu cerca de R$ 51,4 milhões no Programa Terra Boa para apoiar a aquisição de sementes de milho, calcário, melhoria de pastagens, apicultura e cobertura do solo. Foram mais de 71 mil produtores rurais atendidos. Com o Terra Boa, os produtores rurais têm uma oportunidade e um incentivo para aumentar a produtividade de suas lavouras.

Cocreation

O Cocreation Lab, pré-incubadora que nasceu dentro da UFSC, anunciou que novas unidades serão criadas no Distrito Federal para ajudar futuras startups da região, num projeto criado pelo professor de design Luiz Salomão Ribas Gomez. A parceria será com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp