Hoje, mais do que nunca, se pode saber da vida das pessoas ou ficar sabendo pela língua solta dos amigos ou, mais do que nunca, pelas redes sociais. São poucas as pessoas que de modo claro, inteligente, não entram nessa fria das redes sociais, afinal, quem não sabe que não vivemos sem aplausos? Mesmo aplausos falsos, para os ouvidos moucos todos os aplausos são elogios. E quem de nós não quer ter uma vida melhor? Camaradas podres de ricos são, mais das vezes, infelizes, vivem correndo atrás do mais e mais e mais… Já outros… Ou desistiram da vida ou são felizes por vielas que não queremos admitir. Ontem, por exemplo, passei por um bando de “moradores de rua”, outrora chamados de mendigos. Muitos não escaparam de serem chamados de vagabundos, mas… Como disse, passei por esse bando de atirados da vida. Mas fui adiante pensando: será que alguns desses caras não são felizes? Saí convencido de que sim, felizes. Posso até dizer que podem mesmo ser “muito” felizes. Por quê? Antes de tudo, porque escolhemos o que fazer na vida, todos escolhemos, ainda que com desculpas frias. E as razões de muitas de nossas escolhas são subconscientes, fazemos o que fazemos com “desculpas” imaginadas conscientemente, mas de origem inconsciente. A Psicologia nos passa muitas trapaças, falsos enganos. E sem esquecer que felicidade é também um ponto de vista. Há pessoas que fazem certos trabalhos que para muitos nem mesmo o Super-Homem faria, ou mesmo a Mulher Maravilha. Trabalhos que os colocam diante de horrores na vida… Então, fiquemos com a cabeça arejada e paremos de jogar pedras nos que são felizes ou em nós mesmos por nossa, mais das vezes, equivocada infelicidade. E muitos, saudáveis, livres, com até mesmo com bom dinheirinho no bolso vivem chorando misérias existenciais, quando na verdade não se dão conta de que são muito mais felizes que outros tantos que andam por aí. – “Ah, mas eu não posso me comparar com os outros, tenho que viver a minha vida”! Sim, concordo, mas a vida em sociedade é feita de comparações, só que esquecemos de comparar a vida que temos com a vida que podíamos não ter. Infelizmente, isso é para os sábios. Em sendo assim, a maioria está livre para chorar, um choro vazio, quase sempre sem motivo.
NAMOROS
Já falei desse assunto nos meus comentários por rádios catarinenses, porém… O assuntinho não se esgota. São os sites de namoro para você encontrar o amor de sua vida. Multiplicam-se por aí. E há parvos que acreditam nisso, na beleza desses sites. Amor não se procura, amor acontece e… Se não acontecer, bem que pode ser a maior benção na vida. Amor procurado e falsamente “achado” não é amor, é equívoco que vai provocar alongadas azias…
RESPEITO
Alguém pode dizer que isso não tem nada a ver… Tem sim. Humanos se revelam por todos os poros, e muito pelos cabelos. Manchete: – “Neymar inova no usual e aparece com cabelo verde em treino do Santos”. Se isso não for leviandade, não sei o que será. Só uma coisa: na Seleção jamais. Jamais voltará. Aliás, ele e nenhum dos embromeiros que estão falsamente jogando na Europa. Ué, gente!
FALTA DIZER
Chorar escondido mais tarde não adianta nada. Os pais têm que ter vergonha na cara e assumir suas responsabilidades. Manchete do Ministério da Saúde: – “Brasil tem recorde de mortes infantis evitáveis por vacina desde 2025”. Crianças indefesas, coitadinhas, morrem por estupidez, negligência dos pais. Vão pagar…