Chegamos ao fundo do poço – Os Pitacos do Barão do Itapocu

Por: Barão do Itapocu

21/10/2022 - 05:10 - Atualizada em: 21/10/2022 - 08:11

Chegamos ao fundo do poço com a nossa liberdade de expressão. A censura está atuando como nunca se viu na história da democracia brasileira. Até o Ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello, também foi censurado. Seu vídeo explicando jurídica e didaticamente que Lula, jamais foi inocentado, sofreu a tesourada do TSE.
É a ditadura da toga e contra o ato abjeto, a quem recorrer? Isso lembra e muito, o texto atribuído à Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Reações

O Deputado Federal Marcelo Van Hatten (Novo), reagiu com discurso contundente e foi seguido por outros, entre eles, Paulo Eduardo Martins (PL). Parlamentares cobraram posicionamento do Congresso Nacional, por sinal, apresentando uma frouxidão jamais vista. É claríssimo que Ministros do STF e TSE (muitos nas duas Casas de Leis) extrapolam os limites, ferem a Constituição de morte e todos os dias. Nas instâncias devidas, o silêncio é reinante. O próprio STF, através dos demais Ministros, também se calaram. A voz destoante foi do Ministro aposentado, Marco Aurélio Mello. Disse: – “Os homens de bem precisam reagir”.

E a imprensa

Enquanto o Jornal A Gazeta do Povo, a TV Jovem Pan e outros, estão sob censura, a imprensa (velha, carcomida e anuente) continua calada. Aceitam as imposições tirânicas e se esquecem que a lâmina da ditadura de toga, mais presente do que nunca, possui fio dos dois lados. Amanhã serão eles, os calados. E por que? Quando não há reação, o sinal é de aceitação. E se você aceita, pode! A entidade representativa ABERT, diante dos absurdos do TSE, emitiu nota e que diz o seguinte:

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões. As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito. Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a ABERT ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado.”

Escolheram um caminho

Quem vem impondo a censura, também deixa claro que escolheu um caminho, um lado e não levou em conta, a população brasileira. Acham que o povo do Brasil possui a índole do cordeiro que vai ser imolado, ou seja, segue para a “pedra do sacrifício” sem nenhuma manifestação. Ledo engano dos autoritários. A fera acuada reage, ainda que saiba que vai morrer.