Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cerco vai se fechando

Por: Claudio Prisco Paraíso

24/09/2025 - 06:09

A semana começou quente, quentíssima no Brasil. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia dito, há alguns dias, que essa semana prometeria ser eletrizante.
E assim foi. O governo americano sancionou igualmente a mulher do ministro Alexandre de Moraes, medida que alcançou, ainda, um instituto integrado pelos dois e pelos três filhos do casal. Foi a forma que encontrou o governo Trump de fazer valer as restrições econômicas e financeiras ao magistrado.
Até porque essa sanção é conhecida como pena de morte financeira. O ministro já estava penalizado, mas, evidentemente, recorreria aos familiares. Agora o cerco começa a se fechar.
Houve medidas, também, em relação às figuras que convivem com o ministro e que estão no seu entorno. Benedito Gonçalves, ministro do STJ, que integrou o Tribunal Superior Eleitoral e relatou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Turma

Também colaboradores do gabinete de Alexandre e o chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, tiveram os vistos cancelados, assim como já havia ocorrido com outros sete ministros do Supremo, além de Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e também o senador Rodrigo Pacheco; além do ex-ministro do Supremo, atualmente à frente do Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski.

 

No bolso

Há especulações, ainda, sobre a possibilidade de novos tarifaços contra o Brasil.
O mais lamentável, triste, é que o povo brasileiro está pagando pela irresponsabilidade, pela insanidade, desse senhor que puseram à frente da Presidência da República, o ex-presidiário Lula da Silva.

 

Tudo junto

O líder vermelho deveria estar na cadeia, mas foi libertado justamente por esse mesmo Supremo, em conluio com o Planalto. Agora os dois poderes formam o consórcio e sufocam o Legislativo, onde está a legítima representação popular. Viva a democracia. Esse é o verdadeiro golpe.

 

Inconsequentes

Estamos em setembro, ou seja, a mais de um ano das eleições. Há muita coisa para acontecer, mas o fato é que o consórcio está sempre dobrando a aposta.

 

Script

Tão logo foi sancionada a mulher de Alexandre de Moraes, a Procuradoria-Geral da República apresentou nova denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro. Ou seja, está tudo conflagrado, tudo roteirizado. O consórcio aposta neste enfrentamento, imaginando que é a tábua de salvação para a reeleição de Lula da Silva.

 

Mão inversa

Assim como os Estados Unidos desempenharam um papel fundamental para defenestrar Jair Bolsonaro do Palácio do Planalto, influenciando nas eleições e tudo mais, agora o presidente é de uma outra vertente ideológica e não há como ignorar a força do governo americano, já que está tudo dominado.

 

Regime

O Judiciário se transformou num instrumento de ditadura, com censura e violação das liberdades e dos direitos humanos, com a complacência do Congresso Nacional e o apoio do Poder Executivo. A população está amedrontada. Só, efetivamente, um ingrediente externo para poder restabelecer a normalidade democrática no Brasil. E todas as fichas estão sendo colocadas nas mãos do governo de Donald Trump.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp