A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jaraguá do Sul integrará seus associados em uma nova Missão Empresarial na próxima quarta-feira (11). A programação incluirá um tour ao Centro Administrativo e Comercial do Grupo Koch, a maior rede supermercadista do estado, em Itapema, além de uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, para conhecer os bastidores e o trabalho dos representantes estaduais nas decisões que impactam o comércio. O Diretor de Inovação da CDL, Evandro Schmidt, destaca que a programação foi cuidadosamente planejada para oferecer uma experiência enriquecedora, de olho em promover insights que possam fortalecer os negócios locais. A ação oferecerá um dia inteiro de aprendizado e muito networking. O investimento é de R$ 249,90, sendo as vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo CDL BOX.
Florianópolis é considerada a Capital Nacional das Startups
Florianópolis foi reconhecida oficialmente pela Presidência da República na segunda-feira (2) como a “Capital Nacional das Startups”. A cidade iniciou a busca pelo título há quatro anos, destacando como diferencial o seu ecossistema de tecnologia e inovação, considerado um dos mais importantes do país. Segundo o Observatório Sebrae Startups, 79% das startups em Santa Catarina foram criadas nos últimos cinco anos. Florianópolis lidera no estado com 676 startups, seguida por Joinville, com 162, e Blumenau, com 125. “Florianópolis não só lidera em número de startups, mas também em exemplos de sucesso que servem de inspiração para outras regiões. Esse reconhecimento é uma prova de que, mesmo fora dos grandes centros, é possível criar um ecossistema de inovação de classe mundial”, comentou Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae/SC.
IA desenvolvida em SC ganha prêmio nacional de cidades inteligentes
A plataforma de Inteligência Artificial (IA) “Dara” venceu o prêmio nacional Connected Smart Cities 2024, que reconhece os melhores negócios voltados para a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes. A solução, desenvolvida pela govtech catarinense IPM Sistemas, funciona como uma assistente virtual para o cidadão e para a gestão pública municipal, ajudando a prever cenários e oferecer insights estratégicos. A IA foi treinada com centenas de milhares de perguntas diferentes, baseadas em demandas recebidas por prefeituras de todo o país. Esta é a segunda vez que a IPM recebe o prêmio — em 2022, a empresa venceu com uma solução na área da saúde. Os vencedores são definidos com base em critérios como contribuição para solução de problemas urbanos, inovação e criatividade, percepção de benefício para o cliente, impactos ambientais, sociais e econômicos, e resultados.