Você tem dor no estômago com frequência? Pode ser gastrite.
A gastrite é uma inflamação na membrana que reveste o estômago. Ela pode ser aguda, quando aparece de repente, ou crônica, quando se desenvolve aos poucos.
Seus sintomas são dor de estômago, azia (queimação que piora após refeições ricas em gorduras, ou quando você se deita); má digestão (sensação de estar sempre cheio); estufamento abdominal; perda de apetite; emagrecimento; náuseas e vômitos.
Em casos graves, o paciente pode apresentar sangue nas fezes ou vômitos. Esse pode ser um sintoma de úlcera, e deve-se buscar auxílio médico urgente.
Uma das causa mais comuns da gastrite é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que também pode provocar úlcera estomacal. Outras causas podem ser o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; o tabagismo e problemas autoimunes, nos quais o próprio organismo produz anticorpos que atacam a parede do estômago.
O estresse emocional não causa gastrite, mas pode aumentar a produção dos ácidos gástricos digestivos do estômago, agravando os sintomas de uma gastrite já existente na pessoa.
A gastrite pode ser diagnosticada com exame físico e exames como os raios-x, a ultrassonografia abdominal e um hemograma, ou exames mais aprofundados, como a endoscopia e a biópsia para que a membrana do estômago seja analisada por um patologista.
A cura da gastrite causada pela Helicobacter pylori, exige um tratamento com antibióticos. Em outras situações, apenas deixar os hábitos de beber ou fumar, fazer uma mudança na alimentação e o uso de alguns medicamentos de suporte (como os antiácidos) pode ser suficiente para tratar as lesões.
A gastrite deve ser tratada para evitar que o problema se agrave, se transformando em úlceras e até mesmo câncer de estômago.
Para evitar a gastrite não fique muito tempo sem comer; coma mais vezes, mas pouco de cada vez; mastigue bem, coma lentamente; não se automedique; deixe os maus hábitos; e faça uma alimentação saudável, sem alimentos industrializados.