Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Casamentos eternos

Por: Luiz Carlos Prates

09/12/2025 - 07:12

Eu era apresentador do “Notícia na Tarde”, na rádio CBN em Florianópolis, quando fui procurado por algumas gurias de um colégio para uma entrevista. Lembrei dessa entrevista acabando de ler uma reportagem do Washington Post, jornal americano, já falei do assunto aqui, mas vou levá-lo adiante. Na entrevista, certa altura, uma garota me perguntou: – “Prates, o que é casamento para ti”? Respondi que casamento deve ser uma relação de amizade muito especial, daquelas amizades que crescem e crescem, nunca acabam. Isso é o que penso e que desejo, um casamento até… Até que a vida ponha nele o detestável ponto final… Estes pensamentos me ocorrem ao acabar de ler, como disse, uma reportagem do Washington Post. Foi uma reportagem sobre um casal, ele com 101 anos, e ela com 97, casados há 77 anos. Coisa linda, coisa de cinema, um casamento assim, tão longevo. Falando desse casamento, ouvi mulheres dizendo que não é bem assim, que esse casamento deve ser uma danação para a mulher… Por que para a mulher, perguntei? E ouvi os muxoxos habituais contra casamentos e contra os homens. Posso concordar em muitos aspectos, mas falo e defendo o casamento verdadeiro, aquele que une duas pessoas em uma só, um casamento que vale a pena. Sim, sei, tão difícil quanto a volta do Bom Samaritano à Terra, mas… Temos que lutar para encontrar esse outro nosso lado, um lado que exige compreensão, tolerância em alguns momentos, mas sempre com a visão do bem-estar de estar juntos, um contando com o outro. Se não for assim não é casamento, é ajuntamento, um ajuntamento por medo ou conveniências. Mas aí, vão me desculpar, é covardia e falta de personalidade. Existe um nosso “outro eu” por aí? Existe, mas não é fácil chegar a esse ponto cardeal da vida. Por que tantos divórcios, por que tantos feminicídios, por que tanta falta de respeito e pudor nos casamentos atuais? Já disse das razões. Mas acredito sim no casamento duradouro e feliz, aliás, a meu juízo a única razão para um eventual casamento. A idéia do “para sempre” tem que ser a seiva do casamento, não é, nunca foi e para poucos o será. Mas tem que ser, afinal, quem deseja a felicidade com tempo limitado?

TRABALHO

Qualificação e honestidade são o caminho do sucesso na vida. Moro em casa. Casas vivem com “pequenos” problemas, nas telhas, na água, nas pinturas, nos banheiros… E sempre precisamos de alguém para esses reparos. Em Florianópolis isso é mais difícil que achar barras de ouro ali na esquina, mas… Achei um sujeito competente, rápido e honesto. Chamá-lo é mais difícil que ganhar na Mega-Sena, sempre ocupado. Por quê? Competente e honesto. Que os pais ensinem isso aos “filhinhos”. Vão crescer sempre ocupado$…

RESPEITO

O respeito tem três “b”, ele é bom, bonito e barato. Será? Ontem, ouvi um amigo dizendo que ele fica sem graça quando recebe amigos em casa e esses amigos vêm com camisetas surradas e de bermudas… É uma visita familiar, custa muito um pouco de respeito? As pessoas se revelam, e muito, pela roupas que vestem…

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Numa entrevista na rádio CBN, São Paulo, um CEO da indústria automotiva falou da preferência dos jovens por carros potentes. Explicou, mas não disse da verdade. Então, digo eu. Os jovens, os homens por maioria querem, e se puderem compram, carros potentes porque são “impotentes”, impotentes existenciais… Esses tipos compensam, inconscientemente, suas fraquezas com o “poder” do carro. Nada de novo. Não é mesmo, Freud?

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.