Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Casa Cor São Paulo 2024, conheça as tendências

Foto: divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

09/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 10/07/2024 - 09:19

Conhecida por lançar tendências e inspirar tanto profissionais do ramo como o público em geral, a Casa Cor é um evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo que ocorre anualmente em várias cidades do Brasil e de outros países da América Latina.

Em destaque, a Casa Cor São Paulo onde estivemos presentes é uma das edições mais renomadas e influentes das Américas.

Em um mundo pós-pandemia onde as pessoas sentiram a necessidade de se conectar cada vez mais com a natureza e os quatro elementos (terra, fogo, água e ar).

Isso tudo resultou com a aproximação do lar com o meio ambiente.

Essa mostra quis externar a temática de que nossos recursos são finitos, e que precisamos buscar por tecnologias que coloquem a natureza em primeiro plano, pois “a vida de hoje requer responsabilidade em cada escolha” (Gurovitz, Lucia, CASACOR2024).

Com destaque para o uso de formas orgânicas no mobiliário sob medida e móveis soltos. Cores com temática da natureza, como terracota e seus sobretons (remetem do barro ao fogo), tons off white (trazem calmaria e lembram a areia do mar), o azul (que corresponde ao mar e ao céu) e o verde (da natureza e plantas). Os ambientes demonstram a busca pelo conforto extremo através do toque dos tecidos, como o bouclé, com textura felpuda, propõe sofisticação e conforto.

E a utilização de tecnologia como a iluminação inteligente, acionada através de comando de voz, e o uso da luz quente indireta, através de perfis e Spots de led, assim com o o uso de tecidos tensionados trazendo cenas aos momentos da vida. Refletindo em uma arquitetura confortável, onde a casa virou um porto seguro onde vivemos em “meio a nossa natureza” particular e conectados através da inovação e tecnologia.

Do minimalismo elegante ao maximalismo audacioso, “de Presente o agora”, a mostra imprimi um diálogo entre o passado, o presente e o futuro do design. Essa temática nos convida a uma reflexão a respeito do tempo que temos sobre a terra e quais legados pretendemos deixar por aqui.

O principal destaque foi para o uso dos programas de inteligência artificial, IA, onde a tecnologia oferece ferramentas para testar outras realidades. A mostra teve desenhos impressos em paredes criados através da IA, e também cenários, traduzindo uma arquitetura além da imaginação.

O evento deste ano desafiou as convenções com materiais inovadores e principalmente com uma abordagem contemporânea à sustentabilidade, dando ênfase:

1. Materiais Sustentáveis: Os designers e arquitetos frequentemente utilizam materiais reciclados, reutilizáveis e de baixo impacto ambiental. Isso inclui madeiras certificadas, tintas ecológicas, e materiais inovadores que reduzem a pegada de carbono.

2. Eficiência Energética: Muitos projetos integram soluções de eficiência energética, como o uso de iluminação LED, painéis solares e sistemas de automação que reduzem o consumo de energia.

3. Gestão da Água: Sistemas de captação de água da chuva, reuso de água e soluções para a redução do consumo são frequentemente apresentados, mostrando como é possível minimizar o impacto no meio ambiente.

4. Paisagismo Sustentável: Os jardins e áreas verdes são planejados com espécies nativas e de baixa manutenção, que exigem menos água e cuidados. O uso de hortas urbanas e jardins verticais também é comum.

5. Tecnologia Verde: A incorporação de tecnologias que promovem a sustentabilidade, como telhados verdes, paredes vivas e sistemas de ventilação natural, ajuda a criar ambientes mais saudáveis e sustentáveis.

6. Design Consciente: O design de interiores sustentável foca em móveis e decoração feitos com materiais reciclados ou de origem responsável, além de promover o conceito de economia circular, onde os produtos são pensados para ter um ciclo de vida mais longo.

Essas práticas demonstram como a amostra se alinha com as necessidades contemporâneas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, inspirando visitantes e profissionais da área a adotarem essas práticas em seus próprios projetos. Refletir sobre esses aspectos nos ajuda a tomar decisões mais conscientes e alinhadas com os valores e objetivos que consideramos importantes, garantindo que o tempo que temos na Terra seja vivido de forma significativa e que nosso legado contribua positivamente para o mundo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eixo 11

Jeanita Bonato e Mariana Silva são as arquitetas fundadoras do escritório Eixo 11. Com uma equipe altamente especializada, o Eixo 11 oferece um leque completo de serviços, desde o projeto arquitetônico até os acabamentos e decoração, sempre priorizando funcionalidade, conforto e qualidade.