Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Caropreso destaca Jaraguá do Sul como modelo de cooperação na área de segurança

Policiais abordam veículos

Foto Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

07/03/2025 - 06:03

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer unanimemente o poder das guardas municipais de fazer policiamento preventivo e comunitário, assim como prisões em flagrante, dividiu o Plenário da Alesc esta semana.

O deputado Napoleão Bernardes (PSD) elogiou a decisão do STF e afirmou que a Corte acabou reconhecendo o que na prática já acontecia: o poder de policiamento ostensivo e comunitário das guardas municipais. O deputado informou o protocolo de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) para regulamentar a decisão do Supremo, que tem repercussão geral.

Já o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) discordou de Napoleão e disse que é contra esta ideia, por ser função da Polícia Militar fazer o policiamento, sendo função constitucional do estado.

O parlamentar assegurou que a Associação Comercial de Jaraguá do Sul tem ajudado a PM com investimentos em videomonitoramento com auxílio de Inteligência Artificial (IA), mas o que os comandantes locais da Polícia Militar reivindicam é o aumento do efetivo. “O estado é responsável pela segurança, se a gente começar a distribuir por vários setores, vamos gastar muito mais que o previsto para gastar”, advertiu Caropreso.

O deputado defendeu o modelo de cooperação de Jaraguá do Sul para aumentar o efetivo da PMSC. “Jaraguá e algumas raras cidades pagam a formação de policiais militares, cinco anos ficam lá, depois vão para onde quiserem”, informou Caropreso.

 

Alesc aprova moção para inclusão de vias marginais no pacote de obras para repactuação da concessão da 101
A Alesc aprovou na quinta (6), moção do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inclua as obras de construção e manutenção das vias marginais da BR-101, no trecho norte do estado, na repactuação do contrato de concessão com a empresa Arteris Litoral Sul. O documento destaca a importância das marginais para a segurança e fluidez do trânsito na região.
Segundo o deputado, a ausência dessas vias, ou a má conservação, tem causado transtornos significativos para motoristas e moradores, forçando-os a acessar diretamente a rodovia principal, o que aumenta os riscos de colisões e compromete a mobilidade urbana nas cidades ao longo da colapsada BR-101. “A falta de vias marginais adequadas compromete a segurança dos usuários da rodovia e amplia os congestionamentos. É essencial que essas obras sejam incluídas na renovação do contrato com a concessionária”, afirmou Dr. Vicente.
O deputado também ressaltou que, além da construção de novas marginais, é necessária a manutenção das vias já existentes, que apresentam buracos, falta de sinalização e desgaste do pavimento.

Escola Cívico-Militar

O vereador Jocinei Borba (PL) propôs na Câmara de Vereadores de Guaramirim, a instalação de uma escola cívico-militar para alunos do 6º ao 9º anos na Corticeira. No bairro, segundo o vereador, a Prefeitura conta com um terreno de 17 mil metros quadrados que poderia ser utilizado para a instalação da escola. Segundo o parlamentar, o bairro Corticeira e arredores seriam beneficiados com uma escola cívico-militar porque atualmente lá não tem uma unidade escolar com turmas de 6º ao 9º anos, só existe até o 5º ano. Borba comenta que trazendo a polícia para mais perto da comunidade, as pessoas também vão se sentir mais seguras.

Ferrovias

A Alesc definiu na quarta-feira, os representantes da Comissão para o Grupo de Trabalho de Ferrovias em Santa Catarina (GFTER/SC). O deputado Altair Silva será o titular e Maurício Peixer será suplente. O grupo foi criado pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias para ampliar a malha ferroviária do Estado e é composto por representantes do setor público, privado, empresas concessionárias, portos e setor produtivo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.