O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) chamou a atenção, na segunda-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), para o fato de que Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul estão entre as cidades mais afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O parlamentar manifestou preocupação com a ameaça de perda de milhares de empregos na região.
Segundo Dr. Vicente, o impacto é direto sobre setores industriais estratégicos. “Só Jaraguá e Joinville exportam quase R$ 474 milhões por ano em máquinas e equipamentos para os EUA. No polo moveleiro, sediado em São Bento do Sul, 47% das exportações catarinenses de móveis têm como destino esse mercado. Tudo isso está em risco agora”, destacou.
O parlamentar relatou que, desde o anúncio da medida, empresas do setor moveleiro e de madeira já cancelaram pedidos, concederam férias coletivas e até paralisaram linhas de produção. “Isso significa menos arrecadação para os municípios, menos dinheiro circulando no comércio e, o mais grave, ameaça da perda de empregos para milhares de famílias”, afirmou.
Dr. Vicente também criticou o caráter político da decisão americana. “O Brasil não é e nunca foi ameaça econômica ou militar para os Estados Unidos. Pelo contrário, sempre fomos parceiros comerciais e culturais. No entanto, estamos sendo tratados com mais dureza do que países que são rivais históricos do povo americano”, disse.
Ele defendeu ação imediata dos governos federal e estadual para minimizar os danos e abrir novos mercados para os produtos catarinenses.
@@@@
Denúncia sobre uso indevido de imagens de crianças motiva 32 projetos na Câmara Federal
Denúncia publicada pelo influenciador Felca motivou a apresentação de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados para prevenir e combater a exposição indevida, adultização, exploração sexual e outros crimes contra crianças e adolescentes na internet. Os projetos foram apresentados de segunda-feira (11) até ontem ao meio-dia. Na última quarta-feira (6), Felca publicou um vídeo de 50 minutos abordando a adultização e a exploração de crianças e adolescentes, com diversos casos em que jovens são expostos de forma sexualizada na internet.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que os projetos terão prioridade na pauta de votações da Câmara, destacando ser um tema urgente. As iniciativas incluem restrições à monetização de vídeos, fotos e transmissões ao vivo com participação de menores, bem como regras para atuação artística de crianças e adolescentes no meio digital. Também estão previstas exigências como alvará judicial e proteção contratual. Outras medidas tratam da criminalização da adultização digital, da responsabilização de pais ou responsáveis e do reconhecimento da adultização precoce como forma de violência psicológica.
@@@@@
CURTAS
Procon de Guaramirim
O prefeito de Guaramirim Adriano Zimmermann (PL), oficializou a nomeação de Juliano Jardel Girolla como novo diretor do Procon da cidade. Até então, Girolla ocupava o cargo de diretor de relações institucionais e interpessoais do Hospital Santo Antônio. Bacharel em Direito pela Uniasselvi, Girolla possui ampla experiência na área de defesa do consumidor. Atuou no Procon de 2016 a 2024, sempre com foco na garantia dos direitos e no atendimento às pessoas com empatia e respeito. Com a nova função, ele pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão, mantendo a qualidade no atendimento, orientando consumidores e promovendo o equilíbrio nas relações de consumo.
Causa animal
A ausência de regulamentação específica que pode favorecer práticas clandestinas de criação e de comercialização de animais, especialmente cães e gatos, resultou no projeto de lei, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que foi deliberado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc. A proposta, que busca coibir essas práticas, promovendo o bem-estar animal e a posse responsável, recebeu, por meio de emenda substitutiva global, parecer favorável do relator, deputado Mauro De Nadal (MDB). Aprovada por unanimidade, a matéria segue para a análise de outras comissões da Casa.