Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Caráter é uma pedra – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

28/08/2025 - 07:08

No futebol o jogador valorizado é o atacante que faz gols. O goleiro que evita os gols ganha muito menos que qualquer atacante goleador. Mas o mundo é assim, os que “aparecem” estão nas plataformas e os que nos salvam são esquecidos. É a lei do mundo, do mundo dos humanos levianos. Sem um goleiro, nenhum time ganha jogo, porém quem aparece mais nas manchetes costuma ser a pessoa celebrada. Mais das vezes, uma formidável enganação. Um marido discreto, educado, trabalhador, bom pai, um cara quase santo passa batido, já um sem-vergonha que arrota alto, que se escora em títulos ou dinheiro pode fazer o que quiser, terá sempre uma legião de “seguidores” ou de mulheres levianas atrás dele. Incontestável. É só fazer a pesquisa sem dizer da razão. Elas e eles, os parecidos, “votam”, escolhem e casam com os enganadores da torcida. Vivemos, mais do que nunca, na sociedade do parecer ser, esse parecer ser é bem mais importante que o verdadeiro ser… Podemos mudar em muitas coisas, nunca no caráter. Freqüentemente ouço parvos dizendo que transformaram muitos bandidos nas cadeias, caras que eram malvados e se transformaram em pessoas boas. Mentira. Mentira de religiosos ordinários que querem passar a idéia de que podem mudar verdades eternas da condição humana, como, por exemplo, o caráter… Ouça este provérbio persa, milenar: – “Acreditas, se quiseres, que as montanhas podem mudar de lugar, mas não acredites que os homens podem mudar de caráter”. Sem tirar nem pôr. Por interesses de todo tipo, todos nós somos atores em muitos momentos da vida. Precisamos de uma máscara para enganar e conquistar o que desejamos, é desagradável essa verdade, mas irretocável. Vem dessa verdade a necessidade que temos de abrir os olhos e os ouvidos quando estamos diante de uma “tentação”. A predisposição altera a percepção, tendemos a ver o que queremos naquilo que desejamos. Ah, e sem esquecer que é ingenuidade, ou burrice mesmo, acreditar em destino, acreditar na frase atribuída a William Shakespeare (1564/1616) que disse que – “Se a sorte me quer rei há de coroar-me, sem que eu me mexa”. Prefiro a frase do Henry Ford, (1863/1947) que disse: – “Os dias prósperos não vêm por acaso, nascem de muita fadiga e persistência”. Lições não nos faltam, mas… O caráter é imutável.

DIGNIDADE

Dignidade é algo que só nós sabemos sobre nós mesmos. É quando estamos sozinhos no banheiro. Aquela figura que aparece no espelho é o que somos, diante daquela imagem não nos vamos tentar enganar, e aí… Sobra-nos a verdade eterna: Somente os eticamente corretos podem salvar o planeta! Temos que nos olhar no espelho, estamos entre os condenados ou entre os salvadores? Mentir para o espelho faz mal.

PROFETAS

Ou os meus óculos estavam embaçados ou sempre foi verdade. Já li os principais livros religiosos da História humana, histórias todas inventadas, é claro. Já li e ouvi incontáveis vezes sobre “profetas”, homens… Nunca li uma singular linha sobre uma profetisa, uma mulher com visões proféticas para alertar os humanos. Não é estranho? Não, não é. Os homens não iam dar poderes às mulheres em suas inventadas histórias religiosas. Mutreteiros!

FALTA DIZER

Contra a compra de votos não ouço ninguém erguendo a voz, mas contra as urnas eletrônicas muitos cães latindo… E o mais curioso é que muitos dos treteiros passaram anos e anos ganhando eleições com urnas eletrônicas, nunca ergueram a voz contra elas, mas… Colocados no olho da rua apontam dedos acusatórios contra as urnas. Pegar esses tipos…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.