Diz o ditado que – “Quem vê cara não vê coração”. Leia-se coração como sinônimo de caráter, a instância moral da personalidade. Olhamos ao redor e vemos tipos magníficos, homens e mulheres com corpos de desfilar em passarela, porém… Só corpos, nada de caráter nem coração. Acabei de ler a declaração de uma jovem atriz, faz novelas na Globo, dizendo que – “O futuro do Brasil é a não monogamia”. Traduzindo, o que vai valer é a poligamia, ter vários “esposos” ou “esposas” na vida. Coisa típica de quem anda por aí se refestelando e mentindo em redes sociais. Poligamia? Amor não se divide, promíscuos! Não falo do amor social ou familiar, falo do amor conjugal. Quem vai admitir dividir o seu amor conjugal com um batalhão de outras pessoas? Só um corrompido moral (e há incontáveis entre nós, sabemos disso), uma pessoa ética, que ama a ele ou a ela com quem vive debaixo do mesmo teto e na mesma cama não aceita a poligamia. Estamos vivendo um momento de elevadas e celebradas hipocrisias. Dia destes, em São Paulo, um “garotinho” de 17 anos matou a namorada, de 15, e a esquartejou. A garota foi cortada em pedaços e… A prisão perpétua que ele merece ou outro tipo de “justiça”, ah, isso não, dizem os hipócritas. Mas eu os queria ouvir se a garota esquartejada fosse filha deles ou fosse filha de uma “autoridade”… Tenha o “fora da lei” a idade que tiver ele tem que ser punido e quanto mais sonoro o crime mais puxada a corda da justiça no pescoço dele… Vale para todas as instâncias, mas… Não, ah, isso não, coitadinho, é um menino, não sabe o que faz! E assim se multiplicam os perdões, mas tudo da boca para fora porque quando o lesado é o hipócrita aí ele quer a aplicação de uma severa justiça. Casamento poligâmico é coisa de quem não quer assumir responsabilidade marital e, antes de tudo, não ama o parceiro, ele ou ela, com quem deve viver com exclusividade. E para terminar, esta informação: – “Florianópolis se torna a capital de infidelidade conjugal no Brasil”. Informação do Tinder das Traições. Poligamia carimbada pelos canalhas.
PAZ
Eu posso, tu podes, ela, ele pode… E assim a Terra toda. Podemos viver em paz. A paz costuma ser perdida com erros que cometemos. Erros, não errinhos… Fora disso, meus medos só me podem apoquentar por ordem metafísica, medos dos escuros da vida. Fora disso, tudo está na palma da nossa mão, é só pararmos de nos enganar com a história leviana de que fomos enganados. Só somos enganados quando admitimos que nos enganem. Chega de mentiras.
PASSOS
Já disse aqui incontáveis vezes que todos os dias temos que dar um passo à frente para não ficarmos atolados na mesmice. Seja o passo que for, mas um passo à frente. Se ficarmos no mesmo de ontem vamos chegar nos “amanhãs” da vida do mesmo jeito, mascando um chiclete de urtigas e dizendo que não temos sorte, quando na verdade não temos é um propósito e muita vontade. Isso é vadiagem existencial, nada de destino…
FALTA DIZER
Muitos jogadores de futebol fazem dentro do campo o que também muitos representantes do povo fazem fora dele: jogam por seus interesses, não pela “camiseta” da decência e das honestas e éticas vitórias. Quando os times começam a perder, os treinadores são demitidos, mas quem produz as derrotas, “intencionalmente” para as demissões são os jogadores “líderes” dentro do grupo, canalhas. Identificá-los e “ferrá-los.