Câmara jaraguaense faz homenagem ao Dia do Professor com entrega de medalhas de mérito

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

14/10/2023 - 07:10 - Atualizada em: 14/10/2023 - 10:03

Esta semana, no auditório da Católica-SC, os vereadores de Jaraguá do Sul realizaram solenidade em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de Outubro, com a entrega da medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini. A medalha é concedida como prêmio simbólico a professores que realizaram trabalhos relevantes na educação. A grande condecorada deste ano foi a professora Divina Rosa de Souza.

Filha de agricultores, Divina começou a estudar na Escola Isolada Multisseriada, no Bairro Yara, onde cursou o ensino primário. Em 1986, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade e, em 1990, após anos de dedicação e esforço, ela realizou seu sonho ao se formar na Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, obtendo uma Licenciatura em Ciências e Matemática e, em seguida, uma pós-graduação em Matemática Superior em 1992, na Fundação Educacional Severino Sombra, no Rio de Janeiro.

A carreira profissional da homenageada incluiu uma passagem pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel. Em janeiro de 1991, foi aprovada no concurso público da Prefeitura de Jaraguá do Sul, assumindo o cargo de Professora de Matemática no Ensino Fundamental. Por quase duas décadas, ela serviu dedicadamente à Secretaria de Educação, deixando sua marca em diversas escolas municipais. Para o Ensino Médio e Superior foi professora de Matemática e Didática Especial da Matemática no Colégio São Luís, durante o Projeto Magistério. Além disso, lecionou no Curso de Pedagogia na Fundação Educacional Regional Jaraguaense.

Ao final da solenidade, a professora Divina deu uma entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul e demonstrou grande alegria por receber uma homenagem com o nome de Brasília Gastaldi, que, para ela, foi uma valiosa voz no incentivo à evolução do exercício da docência.

“Receber essa medalha vem ao encontro de tudo que eu acredito que a Educação brasileira precisa”, destacou.

A medalha leva na frente a imagem de Brasília Gastaldi Beltramini e os dizeres “Tenho sede de aprender, compreender e entender o conhecimento para mim mesma e para servir no âmbito de minha vivência. Não acredito no crescimento pessoal, intelectual, solitário”, atribuídos à professora.

Outros onze professores da cidade também foram lembrados e homenageados pelos parlamentares jaraguaenses. Eles receberam placa e flores em reconhecimento aos trabalhos prestados à Educação. Confira a lista de homenageados:

Professor Ademir Vieira de Oliveira, homenageado do vereador Jonathan Reinke;

Professor Carlos Henrique Alves Miranda, homenageado do vereador Anderson Kassner;

Professor Cícero Dittrich, homenageado do vereador Luís Fernando Almeida;

Professora Emília Moretti Voltolini, homenageada do vereador Osmair Gadotti;

Professora Iracema Schuster Gruetzmacher, homenageada da vereadora Sirley Schappo;

Professora Iria Tancon, homenageada do vereador Jeferson Cardozo;

Professora Janice Volkmann da Silva, homenageada do vereador Ademar Braz Winter;

Professor Marcelo Sabel, homenageado do vereador Rodrigo Livramento;

Professora Silvana Sueli Guinter Dalle Court, homenageada do vereador Jair Pedri;

Professora Teresa Ponstein, homenageada do vereador Ronnie Lux;

Professora Viviane Aparecida Cieslinski da Rocha, homenageada da vereadora Nina Santin Camello.

 

CURTAS

Fibromialgia

A Câmara jaraguaense aprovou esta semana moção de apoio ao projeto de lei nº 598/2023, em trâmite na Câmara dos Deputados, que busca classificar a fibromialgia como deficiência para todos os fins legais e estabelece diretrizes para o tratamento da doença pelo SUS. A autoria da moção é dos vereadores Nina Santin Camello (PP), Jair Pedri (PSD) e Sirley Maria Schappo (Novo). A proposta visa modificar a legislação de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, popularmente conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Assistência

Os vereadores destacam que a inclusão da fibromialgia como deficiência representa um passo significativo para a garantia dos direitos e tratamento adequado a quem sofre com essa condição. A proposta atribui ao SUS a responsabilidade de fornecer os medicamentos reconhecidos para o tratamento da fibromialgia, conforme estabelecido pelo regulamento. A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Congresso para ciência do apoio.