Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara de Vereadores discute situação da saúde em Jaraguá do Sul 

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

21/02/2025 - 06:02

A situação da saúde em Jaraguá do Sul foi tema de moções esta semana na Câmara de Vereadores. Entre as sugestões apontadas estão a construção de novas UPAs, a regionalização dos serviços de saúde e a atual situação dos hospitais. Os textos são de autoria dos vereadores Cani (PL), Fernando Alflen (PL) e Osmair Luiz Gadotti (MDB).

Segundo Cani, os pedidos feitos à Prefeitura refletem o crescimento do município, em especial nos últimos dez anos. Essa tendência também fez com que o parlamentar pedisse a construção de UPAs – Unidades de Pronto Atendimento, financiadas em conjunto entre os governos federal, estadual e municipal -, e não PAs – Pronto Atendimentos, que recebem só aporte municipal.

Já o vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB) sugeriu uma moção de apelo dirigida ao governo estadual solicitando a construção de um hospital regional em Jaraguá do Sul, para aliviar a pressão feita pela construção de estruturas de saúde apenas pelo Município. Ele também apontou que esse projeto poderia contar com apoio de deputados que representam a região.

O vereador Fernando Alflen (PL) defende a instalação de três UPAs sendo uma na Barra do Rio Cerro, outra na Ilha da Figueira e uma no Água Verde. Segundo o parlamentar, o objetivo seria reduzir o número de pacientes que se dirigem a unidades do centro para receberem atendimento médico, assim como nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde.

Nível

O presidente da Câmara, Luís Almeida (MDB) disse que a nota do Hospital São José atualmente é 5, e que a nota 6 poderia ampliar a linha de captação de recursos do governo federal. Ele se comprometeu a elaborar uma moção de apelo com a assinatura de todos os vereadores para que destinar aos deputados da região, inclusive ao governo do estado para elevação do nível do Hospital São José.

 

Aumento da população de rua em SC será debatido em audiência pública

O crescimento alarmante da população de rua em Santa Catarina será tema de uma audiência pública no dia 12 de março, no auditório da Assembleia Legislativa. A proposta, aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Municipais, partiu do deputado MatheusCadorin (Novo), que alerta para a urgência de mudanças na legislação para permitir ações mais eficazes no enfrentamento do problema.

De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Santa Catarina passou de 5.678 pessoas em situação de rua em 2021 para 9.989 em 2023. As cidades com os maiores índices são Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú.

 

Governador na região

Além de vir nesta sexta-feira (21) a Guaramirim para participar da inauguração da Ponte do Portal, no trecho urbano da BR-280 no limite com Jaraguá do Sul, Jorginho Mello também deve ir a Massaranduba. Lá o governador participa do ato de conclusão dos primeiros 500 km de rede trifásica e lançamento dos outros 500km. A agenda de Jorginho na região foi definida durante reunião do deputado Vicente Caropreso (PSDB) com o governador no início deste mês.

 

Exportação

Em reunião na quinta-feira (20), os líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram votar na semana que vem dois projetos para facilitar a exportação produtos de pequenas empresas. Tratam-se do projeto que reduz tributos para o pequeno exportador, e outro que facilita, para o pequeno empresário, a devolução de crédito de impostos já pagos de produtos exportados. O regime de urgência para votar essas propostas diretamente no Plenário foi aprovado pelos deputados ontem. A líder da Minoria, deputada Caroline de Toni (PL-SC), avalia que a votação desses projetos será por consenso. “Tudo o que tem a ver com valorizar o pequeno e micro empreendedor é importante porque representa a maior parte do empreendedorismo no país”, observou.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.