A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, moção de apelo para a viabilização da doação de um terreno destinado à construção de uma escola militar no município. A proposta foi idealizada pelo vereador Professor Fernando Alflen (PL) e contou com a assinatura de todos os parlamentares.
Conforme a moção aprovada, a cidade apresenta índices positivos em segurança e geração de empregos, sendo um polo industrial relevante para Santa Catarina. A demanda por um ensino baseado na disciplina e civismo tem crescido, tornando a implantação de uma escola militar um desejo da população local.
Alflen justificou que um dos motivos pelos quais a moção foi redigida foi evitar as situações que ocorreram em 2024 com a Escola Professor Darci Franke Welk, que compartilha o espaço com a escola militar. A moção destaca ainda que a melhor localização para a escola seria a região central da cidade, considerando a infraestrutura existente, a acessibilidade e a proximidade com áreas residenciais e centros urbanos.
O assunto foi debatido pelos parlamentares durante a discussão da moção. O presidente da Casa, vereador Almeida (MDB), relatou que participou de reunião com o prefeito Jair Franzner, a vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB) e o deputado estadual Antídio Lunelli e Leopoldo Diehl Filho, coordenador regional da educação, para discutir a importância da escola militar.
Segundo o parlamentar, as discussões têm sido feitas em conjunto com o 12º Comando Regional e o 14º Batalhão da PM. O presidente também ressaltou que o deputado Antídio Lunelli se dispôs a realizar repasses orçamentários para a construção da escola.
A moção foi enviada à Prefeitura de Jaraguá do Sul e ao governo do Estado para que analisem a viabilidade da doação do terreno necessário para a concretização desse projeto.
Binário
A Prefeitura de Jaraguá do Sul transferiu deste fim de semana para o dia 1° de março a liberação do quarto trecho da Rua 13 de Maio, que compreende o binário dos bairros Czerniewicz e Amizade. O motivo, informado pela Administração Municipal, seria a necessidade de conclusão da sinalização viária.
Atividade física
O Legislativo jaraguaense também aprovou moção, esta semana, de autoria do vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB) que solicita à Prefeitura a realização de estudos para a contratação de horários ociosos em academias da cidade, permitindo atendimento a pessoas com mais de 60 anos a um custo reduzido. A moção destaca que a iniciativa contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, ampliando o acesso às atividades físicas e reduzindo custos, além de representar um investimento na prevenção de doenças e tratamentos futuros a prática de atividades físicas é essencial para o bem-estar em todas as fases da vida, sendo um assunto que vem sendo bastante debatido na Casa de Leis jaraguaense.
Transporte público
A necessidade de implantação de ar-condicionado nos ônibus do transporte coletivo também foi debatido na Câmara jaraguaense. Uma moção foi aprovada na sessão de quinta-feira (20), apelando ao Executivo para que realize estudos técnicos e financeiros para viabilizar a instalação desse sistema, considerando as altas temperaturas registradas na cidade. Segundo os autores da moção de apelo, o transporte público é amplamente utilizado por trabalhadores, estudantes e idosos, que ficam expostos a condições térmicas extremas sem sistemas adequados de climatização nos ônibus.