Calvice

Por: Dr. Vicente Caropreso

30/03/2023 - 10:03 - Atualizada em: 30/03/2023 - 13:17

A calvície é uma preocupação estética para muitos homens, que se utilizam do que estiver ao seu alcance para evitá-la, desde fórmulas caseiras, benzeduras, tratamentos ditos “milagrosos”, implante ou peruca.

Muitos homens com histórico de calvície na família se perguntam o que fazer para evitar a queda de cabelo.

Os especialistas dizem que o histórico de calvície na família não quer dizer que, obrigatoriamente, você vá perder seus cabelos. Só uma avaliação clínica, feita por um dermatologista especializado, pode definir se a sua queda de cabelos é realmente fruto de calvície.

A Alopecia Androgênica, ou calvície hereditária, é uma herança poligênica, ou seja, tem vários genes envolvidos, que você pode ter como herança de família, ou não. Se você tiver um gene protetor não vai ter queda de cabelo por motivos hereditários.

Nesse caso a alopecia pode ter como causa outros agentes, uma vez que nem toda a queda de cabelo é sinônimo de calvície – ela pode ser consequência de uma febre, infecção por fungos, carência de minerais como ferro e zinco ou de vitaminas A, B, C e D, trauma químico ou tratamentos quimioterápicos e radiológicos, por exemplo.

Todos passamos a vida perdendo cabelo, isso é normal. Pessoas saudáveis perdem entre 50 e 200 fios todos os dias, entretanto, ao mesmo tempo, novos fios nascem diariamente para substituir os cabelos perdidos. Mesmo que o cabelo tenha uma aparência uniforme, ou seja, pareça cortado de forma parelha, existem sempre fios em todas as fases de crescimento.

A calvície hereditária já aparece na adolescência e vai deixando o cabelo cada vez mais fino. Para quem tem calvície, cada vez que o cabelo cai, ele volta mais fino, até não voltar mais.

Existem diversas opções de tratamento, com o objetivo de não deixar o cabelo afinar. Quanto mais cedo o dermatologista diagnosticar e começar o tratamento, poderá manter a espessura do fio e evitar que o paciente fique calvo.

O paciente com alto grau de calvície não vai recuperar 100% dos seus fios. Em alguns casos só com transplante de cabelo.