Em 2012, eu, como um dos dois classificados (entre 600 candidatos) a uma Bolsa do Banco Europeu, para um Estágio Doutoral na RheinMain Hochschule Wiesbaden, Alemanha, ao chegar lá, já de cara, quis tirar uma dúvida, junto ao meu Orientador, Prof. Dr. Klaus North: “por que trazer gente – e ainda, concedendo bolsas de E$ 2.000,00/mês – de um país tão “esteporado” em corrupção e incompetência, como o Brasil” ?!?*
E ele, de pronto (como que já tendo a resposta na “ponta da língua”) me jogou na cara: “justamente por isso … queremos aprender como vocês, ainda assim , com tanta desORDEM de princípios, gestão e justiça, conseguem PROGRESSO, a ponto de se destacarem no mundo !!!”.
Hoje, em 2025, a situação brasileira parece ter piorado, com um rumo ainda mais equivocado, em que vícios políticos somados a repetidas apostas econômicas falhas, vislumbram mais tempos de desORDEM e de retrocesso (pior que um não PROGRESSO) para o Brasil.
O lema “ORDEM E PROGRESSO” da bandeira nacional, inspirado no positivista Auguste Comte, anunciava, no berço da República, o “farol” que deveria guiar o país dali em diante, o da criação de um sistema capaz de marchar rumo ao desenvolvimento, tendo como norte a conquista do bem-estar geral.
Mas, a nação que parecia predestinada a ser o país do futuro, no entanto, ainda não cumpriu seu destino, perdendo, nas últimas décadas, inúmeras outras oportunidades de pegar carona em condições favoráveis, para deixar de ser um país de renda média. Sucessivos erros governamentais nos deixaram longe do ideal ORDEM e PROGRESSO, eternizado no pendão. No lugar disso, a nossa pátria parece predestinada a continuar vivendo sob as chagas da desORDEM e do RETROCESSO.
Eita, Brasil !!! … com tanta desORDEM de princípios, gestão e justiça, ainda consegue algum PROGRESSO, a ponto de se destacar entre as principais economias no mundo
Diante desse cenário preocupante, o DESgoverno federal está, novamente, pisando mais fundo numa direção equivocada, aquela baseada na concepção desenvolvimentista com retaguarda governamental e sem austeridade fiscal, cujos entraves sérios vêm provocando nova onda de pessimismo, com destaque para o refluxo no apetite de investimentos do setor privado, às voltas também com problemas brasileiros recorrentes, a exemplo das frequentes greves em serviços essenciais.
Por essas e outras, “ORDEM e PROGRESSO”, infelizmente, continua a ser apenas um lema na bandeira nacional.
Isto até me faz compreender porque um vizinho meu de condomínio, sonha que seu filho de 21 anos emigre o quanto antes, e para sempre, em busca de um futuro mais garantido.
Por outro lado, o laboratório dinamarquês Novo Nordisk, o segundo maior do mundo em valor de mercado e o “pai” do OZEMPIC (medicamento que mudou o paradigma de tratamento da obesidade), tem o Brasil como um dos mercados em que mais investe e um dos raros lugares no mundo onde tem uma completa cadeia de valores, incluindo pesquisa, desenvolvimento, fabricação e exportação.
Assim, também baseado no que me disse o Prof. Dr. Klaus North, prefiro continuar acreditando no Brasil, com um futuro melhor cada vez mais presente.
Afinal, fonte inigualável de alimentos para o mundo e ícone incomparável de energia limpa (vegetal, hídrica, eólica, solar fotovoltaica, de maré, H2 etc.), tem tudo para, inexoravelmente, se tornar um ESPLÊNDIDO COLOSSO, algo plenamente possível com maior escolaridade da população e aplicação generalizada dos ensinamentos da antiga disciplina escolar EMC-Educação Moral e Cívica (extinta da grade curricular em 1993, pelo Presidente Itamar Franco), que visava promover o desenvolvimento de valores éticos e morais, bem como o conhecimento e a prática de princípios da cidadania.
Enfim, frente às expressões “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” e “Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil”, ambas do período militar, eu tenho coragem de clamar em brava voz: Brasil, EU TE AMO !!!
Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights, disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul.
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc
SITE: www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
CONTEÚDOS
(“Excelência no Dia a Dia”)
Rede OCP: ocp.news/autor/emilio-silva
Mídias (emiliodsneto): Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube
Rádios MAR AZUL: Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí
Jornais:
FOLHA PARATI (Barra Velha), O LITORAL (Barra Velha), DA CIDADE (Joinville),
DE NAVEGANTES (Navegantes)
www.arcoirisespecialidades.com
[email protected]
47 9 9977 9595