Brasil esfumaçado também impacta Santa Catarina

Por: Editorial

12/09/2024 - 06:09

 

Nos últimos dias, Santa Catarina tem amanhecido sob efeito de fumaça que parece se intensificar a cada novo dia. A qualidade do ar está comprometida, e a visibilidade está longe de ser a ideal. O céu, que ao entardecer e amanhecer ganha tons de vermelho intenso, traz consigo um triste lembrete: o Brasil está em chamas, e estamos todos, em maior ou menor intensidade, respirando suas cinzas.

A fumaça que cobre o nosso estado não é um fenômeno local. Ela é reflexo da multiplicidade de queimadas que devastam o Norte, o Centro-Oeste e parte do Sudeste do país. O fogo, que consome florestas, pastos e até áreas urbanas, não respeita fronteiras. De acordo com a Central de Monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, a circulação dessa fumaça se faz presente em várias regiões, e os efeitos vão muito além da estética do céu.

A saúde da população está em risco. O aumento de poluentes num ar que já comporta certo nível de poluição, pode desencadear ou agravar problemas respiratórios, especialmente em grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O problema exige ação governamental integrada e de forma imediata. O Brasil está em um ponto crítico em sua relação com o meio ambiente, e as queimadas não são meramente um desastre natural, mas resultado de negligência, políticas públicas inadequadas e falta de fiscalização.

Com isso, a qualidade do ar e a saúde do país está comprometida. Santa Catarina, assim como o restante do país, precisa se posicionar com atitude e firmeza. Enquanto as cinzas do Brasil chegam até aqui, é o futuro da nossa nação que continua a queimar. Confira em nossa matéria da página 8 desta edição OCP, os riscos envolvidos devido aos efeitos da fumaça, e também, como se proteger.

 

Notícias no celular

Whatsapp