Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Brasil adota a obrigatoriedade do relatório sustentável

foto: divulgação

Por: Informações jurídicas

01/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 01/03/2024 - 16:01

 

A sustentabilidade no âmbito empresarial tem crescido significativamente, com investidores e clientes cada vez mais atentos às atividades desenvolvidas pelas empresas, a fim de verificar se estas estão realizando suas atividades de forma mais amigável ao meio ambiente. É cada vez mais perceptível que empresas com práticas sustentáveis apresentam vantagens em relação aos concorrentes.

No final de 2023 o Brasil foi pioneiro na adoção de relatórios de informações financeiras sobre sustentabilidade, que estarão disponíveis de forma voluntária a partir de 2024 e, posteriormente, se tornarão obrigatórios para empresas de capital aberto a partir de 2026. A decisão foi publicada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O relatório versará sobre aspectos da gestão de riscos e estratégias ambientais.

Este seguirá as diretrizes regidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), conselho internacional de padrões de sustentabilidade, e tem como objetivo proporcionar aos investidores mais clareza sobre as atividades sustentáveis desenvolvidas pelos empreendimentos, seus impactos financeiros, além de trazer maior transparência na relação entre empresa e investidor.

A adesão a esse método confere maior segurança aos investidores no momento de investir, além de permitir que eles conheçam melhor o perfil sustentável das empresas, realizem comparações e tenham ciência das possíveis ameaças.

Nesse contexto, a tecnologia assume um papel central. Soluções e softwares empresariais facilitam o acesso a dados relevantes de sustentabilidade, como consumo de água e energia, e impactos do transporte e do uso de materiais poluentes. Isso inclui a contabilidade de carbono transacional, proporcionando maior transparência e precisão nas informações, fundamentais para auditorias e para a credibilidade das divulgações.

É o momento oportuno para as empresas brasileiras agirem. Ao adotar tecnologias para gerenciar os processos de sustentabilidade, gerando uma base de dados compilada em um relatório padronizado, elas não apenas se destacam como mais confiáveis e transparentes, mas também aumentam sua eficiência e valor percebido. Além disso, contribuem para posicionar o mercado brasileiro como um dos líderes globais nessa agenda, atraindo investimentos e oportunidades.

Por Augusto Martiniano Cardozo Neto OAB/SC 36.993.

e-mail: [email protected]

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Informações jurídicas

Advogados comentam os principais temas do direito empresarial e tributário.