Vamos supor que alguém estivesse a pensar em se tornar empreendedor, em criar um produto e colocá-lo à venda no mercado, claro, tudo visando a um bom ganho financeiro. A pessoa senta, pensa, pensa, vai tomar um chimarrão e volta a pensar: – “Tudo bem, quero crescer, mas que produto posso criar”? Depois de muito pensar, decide: – “Vou criar uma fábrica de bonecas e bonecos, é tudo o que sei fazer e que posso fazer de melhor”! Decisão tomada, é partir para a ação. Agora vamos imaginar que essa pessoa seja qualquer um de nós. Vamos imaginar. Que conselho daríamos à pessoa ou a nós mesmos? Penso que diríamos: – “Faça o melhor que você puder, conquiste o mercado”! Tudo bem, belo conselho. Mas como é que se conquista o mercado? Saiamos da fantasia, entremos na realidade. Que bonecos e bonecas o mercado mais compraria, bonecas e bonecos lindos ou bonecas e bonecos simpáticos? Penso que os bonecos e bonecas simpáticos têm mais circulação no mercado, simpatia se confunde com amor. Já a beleza, só a beleza enjoa. Haja vista os tantos e tantos divórcios entre mulheres e homens considerados belas e belos. Você já viu um casal de “belos” que vivam amorosamente, engatados um no outro por um amor intenso? Claro que não e nunca vai ver, os que se consideram bonitos são chatos, desagradáveis, se acham… No caso dos humanos, para as “bonecas” e os “bonecos” viverem bem, terem boa circulação no mercado, vão precisar de bom caráter, bom caráter produz simpatia e simpatia gera amor, amores. Nós, humanos, não diferimos de uma prateleira de loja cheia de bonecas e bonecos. As bonecas e bonecos feitos de material caro, com vestidos e roupas igualmente caras, são figuras enjoativas. Os mais velhos sabem do encanto que produz nas crianças as bonecas de pano, feitas em casa ou pelas próprias crianças. O valor não está na beleza ou no material da boneca ou do boneco, está na construção e na simpatia deles. Aparências enganam, os “bonecos e bonecas” humanos precisam acordar e pôr isso na cabeça, só a genuinidade, o caráter e a beleza da própria feiura, não raro, nos dá o encanto que a outros encanta. Como dizia a raposa em O Pequeno Príncipe, o essencial é invisível para os olhos, só se vê bem com o coração.
GRANDES
Eles têm razão. Grandes treinadores do futebol mundial não querem a seleção brasileira, pudera! Jogador de futebol é empregado e empregado cumpre ordens… Não no futebol brasileiro. Aqui os “empregados” mandam e os chefes são demitidos. Tem a cara do Brasil essa postura. Por hipocrisia, os sem talento, os nadas da vida aqui são “iguais” aos bons… Ou severas escadas hierárquicas, em tudo, ou mais atoleiro ainda. Não é mesmo, Brasiiilll?
VERDADE
Manchete do UOL – “BBB proíbe livros, mas permissão poderia resolver crise literária no país”. Verdade sacrossanta. Os que desprezam os livros (99.9% dos que andam por aí) ficariam curiosos para saber o que ele ou ela estaria lendo, e forçados pela curiosidade comprariam o livro. Porta aberta para finalmente o Brasil acordar, ser “descoberto” e crescer. Vai que…
FALTA DIZER
Nas relações humanas há dois tipos de força, a física e a psicológica. Diz uma mulher, uma conhecida, dessas que não dormem sem postar uma mensagem: – “Era forçada a fazer sexo sem camisinha com meu ex”. Falta de pudor e de autorrespeito dela. A camisinha é indispensável em 99.999% durante os “encontros, mesmo nos casamentos. Vai confiar…