Bolsonaro volta a SC com missão de turbinar campanhas – Acontece SC

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/09/2024 - 07:09

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem desembarque marcado para esta esta quinta-feira (19) em Santa Catarina com a missão de bombar candidaturas do PL nesta reta final de campanha. O roteiro, que acabou alterado duas vezes, prevê agora comícios em Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville e Criciúma, todos na sexta (20). A presença do líder de direita, fenômeno de votos em SC, tinha uma ampla programação desenhada pelo governador Jorginho Mello – que se licenciou do cargo para entrar de cabeça na campanha. Porém, a ida do ex-presidente ao Sul de SC chegou a ser cancelada, para a entrada de Joinville. Se nada mudar até lá, Bolsonaro aterriza em Navegantes na quinta (19) e na sexta sobe em palanque nas quatro cidades onde as disputas estão acirradas. Em Itajaí, Osmar Teixeira (PSD) está na frente de Robison Coelho (PL), conforme pesquisas recentes; e em BC, Juliana Pavan (PSD) supera Peeter Grando (PL). Em Criciúma, Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PSD) estão com disputa forte, daí a importância do retorno ao roteiro. Em Joinville, onde a reeleição de Adriano Silva (NOVO) parece encaminhada, Bolsonaro deve levar apoio ao Sargento Lima (PL), que enfrenta dificuldades para crescer nas pesquisas.

Resposta da Fazenda

Em resposta à nota “Governo de SC faz dívida com caixa cheio”, publicada pela coluna na semana passada, a secretária de estado da Fazenda esclarece: “A captação de recursos do Governo de SC junto ao Bird ocorre em um contexto de equilíbrio das finanças estaduais, notadamente por meio das ações encaminhadas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc) desde março do ano passado”.

“Esforço de gestão”

Ainda conforme a Fazenda: “Os estudos demonstraram que o atual governo herdou um déficit previsto de quase R$ 3 bilhões entre receitas e despesas. Os esforços de gestão, contudo, garantiram o reequilíbrio das contas e permitiram economia de R$ 1 bilhão em 2023 (queda de 2,7% nas despesas). Foi a primeira vez, em duas décadas, que o Estado reduziu este indicador de um ano para o outro”.

“Demandas da sociedade”

A Fazenda conclui: “Nesse contexto, o governador Jorginho Mello está atento às demandas da sociedade e trabalha para promover ainda mais avanços, que não seriam viáveis apenas com recursos próprios e, por isso, demandarão novos empréstimos (…) Com recursos adicionais, o Estado pode implementar projetos maiores e mais ambiciosos”.

Salomão Ribas Jr.

Foto: Arquivo TCE

A coluna lamenta a morte de Salomão Ribas Jr., ex-presidente do Tribunal de Contas de SC, ex-deputado estadual, ex-secretário de estado e tantas outras funções realizadas no serviço público, além de escritor, radialista e membro da Academia Catarinense de Letras. Em 79 anos de vida, o caçadorense, formado em Direito pela UFSC, representou com dignidade o nosso estado. Um exemplo para a sociedade.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.