Bold fornece estrutura para aquário marinho gigante em Foz do Iguaçu

Crédito: Reimar Sebold/Bold

Por: Debora Volpi

02/08/2024 - 06:08

Um ambicioso projeto está em andamento, fruto de uma parceria entre a jaraguaense Bold, especialista em materiais como acrílico e policarbonato, e o Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do Brasil. Juntas, elas estão construindo o AquaFoz, que será um dos maiores aquários marinhos da América do Sul, em Foz do Iguaçu (PR), próximo às famosas Cataratas do Iguaçu. Sob investimento de cerca de R$ 100 milhões, o AquaFoz será mais do que uma atração turística: funcionará como centro de educação, pesquisa e conservação dos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu. O projeto será erguido em uma área de 23 mil metros quadrados, com tanques que somam 3,5 milhões de litros de água, exibindo espécies de água doce e marinhas. A Bold, com mais de duas décadas de experiência, está desenvolvendo produtos exclusivos para a iniciativa e é a única empresa do Brasil a contar com soluções deste tipo na área de acrílicos. A marca trará sua expertise em materiais de alta performance, utilizando 100 toneladas de acrílico para criar painéis gigantes que garantirão a durabilidade, segurança e visibilidade do aquário. “Este projeto não apenas destaca nossa qualificação, como reafirma o potencial e a inovação que o Brasil pode oferecer ao mundo”, destaca o diretor comercial da Bold, Reimar Sebold.

Indústria de SC abriu 47 mil vagas no primeiro semestre

Entre janeiro e junho deste ano, SC registrou a criação de 95,4 mil novos postos de trabalho formais, com a indústria respondendo por quase metade desse total. Segundo dados do Caged, o setor industrial gerou 47,1 mil vagas, no qual se destacou a construção civil, que liderou com 11,4 mil novos empregos. A indústria têxtil, de confecção, couro e calçados foi o segundo segmento que mais gerou empregos, com 8,2 mil vagas, seguida pelo setor de alimentos e bebidas, que somou 5,5 mil novos empregos. Já o setor de produtos químicos e plásticos catarinense obteve crescimento, gerando 3,5 mil novos postos de trabalho até junho. Também o setor de máquinas e equipamentos se destacou, criando 2,7 mil vagas, principalmente na fabricação de compressores, o que beneficiou a indústria metalmecânica e metalúrgica com 2,4 mil novos postos.

Capacidade de contêineres dos portos de SC deve superar Santos em 3 anos

O estado está prestes a superar a capacidade de movimentação de contêineres do porto de Santos (SP) em cerca de três anos, graças aos investimentos em expansão das instalações da Portonave e Porto Itapoá. O complexo portuário paulista atualmente movimenta 5,3 milhões de TEUs por ano, mas a expectativa é que os portos catarinenses atinjam uma capacidade de 6,5 milhões de TEUs anuais nos próximos cinco anos, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O aumento da capacidade portuária, no entanto, traz desafios para a infraestrutura de transporte, especialmente no sistema rodoviário. A BR 101, o principal corredor logístico de Santa Catarina, está perto de seu limite, sendo urgente serem estabelecidas novas alternativas. Nos primeiros quatro meses deste ano, a Portonave registrou um aumento de 6% nos acessos de caminhões, atingindo 221.525 entradas. O Porto Itapoá também viu um recorde de 47.073 caminhões em maio, mostrando a crescente demanda logística no estado.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.