Essa parece ser uma pergunta recorrente na vida atual. Nossa rotina de trabalho, compromissos pessoais, num ritmo acelerado, tem sido motivos para se alimentar mal. Não cozinhar em casa, não planejar compra de ingredientes, não carregar consigo algo saudável para os momentos de fome, até mesmo ficar sem beber água… Atire a primeira pedra quem não esteve ou está nessa situação.
Eu falo muito sobre a “comida de verdade”, aquela que tem ingredientes familiares, muitos deles são frescos, é preparada em quantidades adequadas sem excessos, não inclui ultraprocessados, é variada e colorida. Muitos a chamam de comida caseira, não discordo. Preparar nossas próprias refeições é, sem dúvida, a melhor forma de se alimentar bem. Não vou romantizar, é uma tarefa complexa, pois exige tempo, planejamento, ida às compras, higienização, utensílios… mas vale à pena!
Seguem algumas sugestões para manter uma alimentação equilibrada mesmo mantendo um ritmo de vida acelerado:
1. Comece com um bom café da manhã, nutritivo e variado.
2. Planeje suas refeições e faça compras de acordo. Pense num cardápio semanal que seja possível.
3. Faça pequenos lanches nos intervalos. Frutas, sementes e castanhas são boas opções.
4. Inclua saladas, legumes e frutas na sua marmita.
5. Adquira uma bolsa térmica para levar e manter suas refeições.
6. Tenha um almoço leve e nutritivo. Varie para não enjoar e recorrer a opções menos saudáveis.
7. Busque companhia de pessoas que dão valor à boa alimentação. A refeição compartilhada é mais agradável.
8. Não deixe de se hidratar, beba água durante todo o dia.
9. Não desconte a fome na hora do jantar, prefira saladas ou pratos leves antes de dormir.
10. Gosta de pedir comida? De vez em quando nós podemos. Sempre existem opções menos calóricas, com menos aditivos e conservantes químicos, seja responsável também nos momentos de exceção.
Equilíbrio é uma busca constante, inclusive quando falamos de alimentação. Eu não abro mão de frequentar restaurantes e provar boa gastronomia, mas equilíbrio com uma alimentação saudável durante a semana, exercícios físicos com regularidade, boas horas de sono e sigo dando muita atenção a tudo que como. Vamos fazer um ano de conexão com aquilo que comemos?