A cada ano, a Black Friday tem se destacado como um impulso importante para a economia de Santa Catarina, com nove em cada dez empresas locais aderindo à data, segundo dados da Fecomércio-SC. A ação impacta, principalmente, os setores de comércio e serviços, gerando empregos, aquecendo o mercado e fortalecendo a economia como um todo. Com 65,4% do PIB estadual concentrado no setor de serviços e 17% no comércio, Santa Catarina se consolida como um estado de destaque econômico. Em outubro, a geração de empregos foi 40% superior à média nacional, segundo o Caged, acumulando quase 140 mil novos postos no ano – o segundo maior resultado da série histórica. Esse crescimento econômico se traduz em alta qualidade de vida, com Santa Catarina ocupando o terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, conforme o IBGE. Os resultados reforçam ainda o estado como referência em equilíbrio entre bem-estar social e dinamismo econômico.
Porto de Itapoá vive momento de expansão
O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalação de 540 novas unidades. Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de Santa Catarina e avançando para se tornar o segundo maior do Brasil. Em dezembro, mais 540 tomadas serão adicionadas, totalizando 3.972 unidades. Localizado na Baía da Babitonga, o porto tem um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e sua capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano.
Soluções WEG estão presentes em um dos maiores empreendimentos de mineração do país
A Brazauro Recursos Minerais S/A, subsidiária da G Mining Ventures Corp., adquiriu um pacote de soluções WEG para o Projeto Tocantinzinho. Este é um dos maiores empreendimentos de mineração de ouro do Brasil, localizado em Itaituba, no estado do Pará. Trata-se de uma mina de ouro a céu aberto em fase de exploração, contendo aproximadamente dois milhões de onças (unidade de medida para quantificar e negociar ouro) em reservas e uma vida útil estimada em dez anos. A iniciativa, comprometida com o desenvolvimento socioambiental da região, receberá um conjunto de soluções tecnológicas da WEG, que contribuirão significativamente para a eficiência do projeto, como: compressores, motores, inversores e transformadores.