Binário vai melhorar trânsito

Por: Editorial

06/01/2023 - 06:01 - Atualizada em: 12/01/2023 - 08:06

Uma cidade segura não é só aquela que tem um número reduzido de crimes, mas também aquela que oferece qualidade de vida para sua população. E dentro deste quesito um dos fatores que também garante qualidade de vida é a segurança no trânsito.

Já defendemos em outras oportunidades neste espaço editorial que a mobilidade não se resume apenas a melhorias no trânsito ou pavimentação de ruas, mas também a incentivar a população a utilizar meios de transporte alternativos como bicicletas, patinetes, ônibus e tantas outras formas de se locomover que não seja somente o carro.

Mas pensando em infraestrutura viária, e por consequência, ruas mais seguras e menos congestionadas, as opções dos binários, são uma das soluções eficazes de organização e fluidez do trânsito.

Para quem não sabe bem o que é um sistema binário de trânsito é simples de explicar. Consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, contribuindo no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

E logo Jaraguá do Sul ganhará um novo binário que começa a ser implantado na próxima semana na Vila Lenzi. Pelo menos 15 ruas terão alteração do sentido de circulação. E já fica aqui o alerta para que os motoristas se atentem a essas mudanças, tendo cuidado redobrado.

Logo que as mudanças forem concluídas, trarão muitos benefícios ao trânsito, principalmente para quem precisam circular diariamente pela região da Vila Lenzi, Centro, Nova Brasília e Chico de Paulo.

Confira mais informações sobre as mudanças na página 8 da edição de hoje e no OCP News.