Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bicho-carpinteiro – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

20/02/2024 - 07:02

Cresci ouvindo uma expressão que não ouço mais, mas… Que ainda é usada em Portugal e lá pelos interiores do Rio Grande do Sul. A expressão era usada, por exemplo, quando um guri estava querendo subir numa árvore, a mãe lhe dizia – “Sossega o bicho-carpinteiro”! Expressão usadíssima quando uma criança não parava quieta, estava com o bicho-carpinteiro no corpo. Lembrei dessa expressão ao ler uma frase do livro “Sucesso, Paz Interior e Felicidade”. Um livro de frases para todas as ocasiões. Moro perto do aeroporto, vejo os aviões subindo e descendo a poucos metros da minha cabeça. Nunca reclamei, dou-me por feliz. Os aviões indo e vindo são fluxos da vida, fazem-me bem. A frase que acabei de ler dizia assim: – “No meu lar, sonho em viajar, mas nas minhas viagens sonho com meu lar”. E essa frase também me fez lembrar de outra, a de um sujeito que está lá em cima, num vôo. Quando ele olha para baixo vê uma casinha. Ele suspira de inveja pelo sujeito que está lá embaixo, na casinha. Enquanto isso, o sujeito da casinha olha para cima, vê o avião e suspira por estar naquele avião, naquele voo. É isso. O ser humano nunca parece estar feliz onde está, quer, quase sempre, estar em outro lugar, como se a felicidade pudesse estar em outro lugar e não no aqui e agora. Esse aqui e agora pode estar bem vinagroso, mas a solução da ansiedade ou do problema só pode ser ajeitada aqui e agora. Deixada a encrenca para mais tarde, ela vai ficar conosco de agora até esse mais tarde incerto. Ademais, felicidade é uma determinação da mente pessoal, nós decidimos sobre o que nos faz felizes… E nunca haverá outra saída senão a de aceitarmos que nada, absolutamente nada nos pode fazer felizes senão nossa cabeça desapegada. Desapegada, eu disse. Nós decidimos, temos esse supremo poder de decidir ser felizes aqui e agora, mesmo que não tenhamos eira nem beira… Suprema benção. Infelizmente para a maioria dos humanos os anos, o tempo, nos fazem mais velhos, raramente sábios. Uma pena. Sem a percepção do que de fato vale a pena na vida, a vida não valerá a pena. É o que muitos pensam, tardiamente, na UTI…

CHAVES

Tens as chaves de todas as portas da empresa onde trabalhas? Não? É possível tê-las. Essas chaves são hoje chamadas de Soft-Skills, uma importação dos Estados Unidos. Essas Soft-Skills não são outra coisa senão simpatia, sorrisos, educação no convívio com colegas e chefias, pontualidade, dedicação, boca fechada para não falar mal de ninguém, ser, enfim, uma pessoa confiável e agradável. Pronto, todas as chaves da empresa estarão no seu bolso ou bolsa.

LUXO

O que é luxo? Para muitos são determinadas roupas, o preço delas, as jóias, as ostentações, enfim, típicas dos levianos que têm os bolsos cheios de dinheiro e a cabeça mais vazia que pneu furado… Luxo deve ser o modo como as pessoas se comportam. Uma pessoa de bons modos, de fala educada, pensada, pessoa que não boceja escancarando a boca na rua, pessoa que não espirra sem lenço nem proteção à boca, pessoa que obedece limites é pessoa fina, de luxo. Raríssimas.

FALTA DIZER

No dia em que inventarem uma máquina para ler pensamentos, o mundo acaba ali, na hora. Eu gostaria de ler as cabeças, neste momento, das pessoas que na passagem de ano fizeram promessas para o ano novo, ah, gostaria. Quantos não saíram do atoleiro, não se mexeram, ficaram só nas promessas?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.