Beto Shibata apoia o uso da tecnologia a favor da criatividade no marketing

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

31/08/2024 - 06:08

Recentemente, o Firmorama, renomado escritório de branding, comunicação e design com sede em Jaraguá do Sul, apresentou a campanha publicitária “Futuro é Movimento”, explorando as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) também no marketing e no branding. Divulgada em vídeos para redes sociais, anúncios e painéis, a produção ilustrou como a IA pode transformar conceitos atuais e futuristas no branding, mantendo a essência das marcas. Beto Shibata, designer e sócio do Firmorama, liderou o trabalho junto com o seu time criativo. Com uma carreira que inclui posições de destaque como Gerente de Promo e Gráficos na MTV Brasil e Diretor de Arte na Revista da MTV, Shibata é conhecido nacionalmente por uma abordagem criativa e inovadora no design. Confira nesta entrevista as principais percepções do profissional a sobre a integração da IA no marketing e as oportunidades que a ferramenta oferece.

Como a Inteligência Artificial tem impactado o design e o branding das marcas?
A IA trouxe um impulso de inovação ao design. No Firmorama, usamos IA para desenvolver a campanha “Futuro é Movimento”, que mostrou como a IA pode gerar imagens e animações criativas, mantendo a essência da nossa identidade. Essa tecnologia nos permitiu criar traços hiper-realistas e explorar contrastes entre o real e o extraordinário, tecnologia e humanidade. A campanha foi desenhada exatamente para encorajar diálogos sobre o impacto da IA e como as marcas podem se adaptar aos novos contextos.

Quais são os principais desafios ao integrar a IA no branding e no marketing?
Um dos maiores desafios é dominar a linguagem das ferramentas de IA e entender a fundo a estratégia da marca com a qual se está trabalhando. É essencial conhecer os valores e a personalidade da marca em questão para criar “prompts” para a ferramenta que sejam eficazes, e garantir que o conteúdo gerado esteja alinhado com a identidade existente. Além disso, é fundamental usar a IA de maneira ética e criativa para preservar a autenticidade da marca.

Como a experiência com novas ferramentas de IA pode beneficiar as empresas no mercado atual?
Compreender essas ferramentas pode ajudar as marcas a manterem relevância estratégica e a se conectarem com novas realidades e públicos. Permite que as empresas acompanhem tendências e integrem inovações. Embora a IA não seja uma obrigatoriedade, ela representa uma oportunidade de mercado importante. Empresas que adotam a IA de maneira ética e inovadora terão uma vantagem competitiva, estando mais preparadas para prosperar em um mercado cada vez mais digital e centrado no consumidor.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.