Os cuidados e preocupações com os cabelos e o couro cabeludo ainda são as principais causas que levam os homens a visitar dermatologistas. Muito antes da indicação para transplante, os consultórios médicos já oferecem protocolos eficazes contra a queda capilar. O avanço da ciência e tecnologia permitiu tratamentos para reverter a queda capilar precocemente com tratamentos seguros, com baixo desconforto e que conferem excelentes resultados.
Desde sempre, os produtos e tratamentos estéticos povoaram apenas o universo feminino. A ideia de que homens que cuidam da aparência era apenas um pequeno grupo caiu por terra. Agora deixou de ser uma exceção e passou a ser uma regra. Nos últimos anos, livres de preconceitos, os homens viram a necessidade do autocuidado e começaram a frequentar clínicas dermatológicas.
É uma mudança comportamental que vejo na minha rotina. O fluxo de pacientes do sexo masculino com queixas que vão além do cabelo, como pele oleosa, poros dilatados, manchas, queixa de olheiras e aparência de cansaço estão cada vez mais comuns e isso é positivo, pois mostra que quebramos paradigmas.
Anteriormente os homens não aderiam à rotina de cuidados simples, como o uso de protetor solar. Mas isso mudou, hoje eles pedem por produtos de qualidade e realmente os inserem na sua rotina.
Hoje eles ultrapassaram os cuidados básicos, e um exemplo disso é o número que aderiu à toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores e protocolos de laser e ultrassom microfocado.

Foto: Reprodução
É possível fazer um mapeamento emocional para entender o que o paciente deseja transmitir com a sua aparência, através de atributos emocionais. O paciente pode desejar um visual menos bravo, menos cansado, menos triste, menos flácido ou mais magro, mais masculino, mais jovem, mais atraente. A partir da consulta, podemos estabelecer quais áreas serão abordadas.
Sabemos que a aparência abre portas no mercado de trabalho e uma face pode transmitir mais confiança, segurança e virilidade. É fundamental levar em conta todos os aspectos anatômicos e estruturais da face do paciente. Todos os ângulos possíveis para fazer um tratamento com precisão e segurança, buscando um resultado equilibrado e natural.