Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bancada do Norte pressiona pela retomada das obras de duplicação do lote 1 da BR-280

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

16/05/2025 - 06:05

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson de Andrade, será convidado a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a retomada das obras de duplicação da BR-280, no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul (lote 1).

A iniciativa foi definida na quarta-feira (14), durante reunião dos deputados que integram a Bancada do Norte. O colegiado também aprovou o envio de uma moção do Parlamento Catarinense ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando providências urgentes.
Fazem parte da bancada os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Sargento Lima (PL), Maurício Peixer (PL), Antídio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Fernando Krelling (MDB).

Caropreso comenta que é preciso de uma resposta clara e confiável sobre quando e como a obra será retomada. Segundo ele, a paralisação das obras desde 2022 — quando o DNIT decidiu requalificar o projeto dos 36 quilômetros entre a BR-101 e o Porto de São Francisco do Sul — tem gerado transtornos diários, aumento no número de acidentes e prejuízos econômicos.

“Quem trafega pelo local vivencia uma situação caótica. São pessoas presas por horas em congestionamentos gigantescos. Mais de 50 mil veículos passam pelo trecho todos os dias, incluindo milhares de caminhões transportando cargas com destino ao porto”, destacou o parlamentar.

Vereadora apresenta dados alarmantes sobre a violência doméstica

A procuradora da Mulher, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB), utilizou o espaço da palavra livre, esta semana na Câmara jaraguaense, para falar sobre os dados alarmantes de violência doméstica registrados pela Delegacia Especializada da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso do município.

Somente entre janeiro e o dia 7 de maio de 2025, foram registrados 295 casos de agressão contra mulheres em Jaraguá do Sul. Entre os principais tipos de ocorrência estão ameaças, lesão corporal leve, sequestro e cárcere privado, violência psicológica, perseguição, entre outros.

A parlamentar também lamentou o feminicídio ocorrido este ano e destacou os dados da Rede Catarina da Polícia Militar de SC, que realizou 237 medidas protetivas e 199 visitas domiciliares no período de janeiro a abril deste ano.

Ações

Natália ressaltou que a Procuradoria da Mulher da Câmara reuniu-se na semana passada com o presidente da Casa e servidores para definir ações práticas. Entre elas: campanha institucional de conscientização, audiência pública em agosto, lançamento de um programa educacional, ampliação do uso dos programas já existentes e acompanhamento constante dos dados do Observatório da Violência Contra a Mulher, com o objetivo de embasar novas políticas públicas preventivas.

A vereadora também enfatizou que o combate à violência doméstica não é uma pauta exclusiva das mulheres, e pediu maior engajamento dos homens — especialmente dos vereadores — nesse processo.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de JS

Inquérito

A 7ª Promotoria de Justiça, de Jaraguá do Sul, instaurou um inquérito civil para apurar práticas abusivas por parte de quatro empresas que prestam serviços tributários, de recursos humanos e de internet na cidade e em outros estados. O inquérito foi instaurado após um empresário jaraguaense apresentar denúncia ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) relatando ter recebido boletos referentes a serviços não prestados. Segundo o despacho do Promotor de Justiça Rafael Meira Luz no inquérito civil, as empresas teriam supostamente emitido boletos de proposta referentes a serviços não solicitados e não prestados, enviados a pessoas físicas e jurídicas com o intuito de serem pagos sem qualquer informação sobre o motivo da cobrança. Constam, ainda, indícios de prejuízos, já que diversas empresas acabam pagando esses boletos quando inseridos em seus fluxos de caixa ou inseridos em sistema de Débito Direto Autorizado (DDA).

###

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.