Única banana no mundo todo reconhecida por sua Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem (pelo INPI- Instituto Nacional de Propriedade Industrial) , a banana da Região de Corupá é A Banana Mais Doce do Brasil.
A banana de Corupá é conhecida por sua doçura e qualidade diferenciada, resultado das condições climáticas e de solo da região.
A Região que recebeu esse reconhecimento abrange os municípios de Corupá, Schroeder, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, na região norte de Santa Catarina.
Afinal, o que diferencia esta banana? apresenta menor acidez e maior teor de amido, o que contribui para sua doçura e sabor diferenciado. A banana reconhecida é a nanica, também chamada caturra.
Por que isso acontece nas banana da região? As bananeiras são cultivadas em áreas com altitude abaixo de 600 metros, o que influencia no sabor e na qualidade da fruta.
Essa denominação de origem reconhece e valoriza os produtores da região, em geral, famílias que produzem há décadas esta fruta.
Como amante da culinária regional, percebo o quanto o produto é atrativo para o turismo e deveria ser mais explorado. A banana pode ser usada em receitas tradicionais das padarias e confeitarias da região: cucas, bolos, banoffee, mas também vai bem em pratos salgados, como farofas, molhos, bolinhos fritos, e tem diversas outras possibilidades, como sorvete, biomassa para pães, pratos veganos e vegetarianos…
Me conta, você já provou A Banana Mais Doce do Brasil?