Avisar só uma vez – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

26/03/2024 - 07:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:57

Avisos educativos devem ser dados uma vez só. Após os avisos, sem essa de alguém vir com a conversa mole de que não se lembrava ou dizer que nunca tinha ouvido aquelas advertências, avisos. Há coisas que vivemos repetindo para os filhos, para os pais, para os amigos para a tia Joana… É uma condescendência exagerada, todos sabemos o que temos que fazer e o que não devemos fazer. O ser humano tem dentro de si o instinto do certo e do errado. Vou falar de outro assunto, mas antes lembrar, mais uma vez, que os pais devem sublinhar o correto e o incorreto para os filhos, uma única vez. Na segunda vez o castigo já tem que ser dado aos delinqüentes “bebês”… Eles sabiam que não deviam fazer o que fizeram, sabiam sim, dissimulados. Acabei de ler, pela enésima vez, conselhos para os mais velhos quando chegam à aposentadoria. Conselho para os homens, só eles se aposentam, as mulheres não, elas ficam ativas até cansar na vida. Mulher aposentada que só fica pintando as unhas, onde isso? A manchete dos tais conselhos de que falei dizia – “Conheça os hábitos comuns de quem alcançou a felicidade na aposentadoria”. O primeiro dos conselhos: atividade física. Será que um cara que chega à aposentadoria não sabe disso? Sabe sim. Nem vamos perder tempo. Outro conselho: Ter uma rede de amigos e familiares por perto. Tão óbvio que… Espere um pouco, a relação com familiares é importante sim, mas… É felicidade de poucos, os prepotentes vão brigando com o céu e a terra durante a vida e lá adiante ficam sós… Outro conselho: Mentalidade positiva. Perda de tempo, quem chegou à aposentadoria com a cabeça empoeirada vai ao ponto final assim, não vai mudar a cabeça. Gratidão, é outro conselho. Gratidão não é mais do que ser grato à vida pelo que temos, seja o que for. Autocuidados, cuidar da cabeça e do corpo físico. Será preciso dizer isso a um idoso? Cuidar-se na alimentação, outro conselho. Ah, espere aí, quem é que não sabe de tudo isso desde que nasceu? Não saber é uma coisa, saber e não dar bola é outra… Chega de sonsos aposentados do trabalho, mas chatos como sapatos apertados na vida dos outros. Como é que filhos souberam fazer?

LIVROS

Que sociedade insuportável a que estamos a viver. Os hipócritas se reproduzem por todas as esquinas, e arrotam alto, acham-se os tais. Um exemplo. Um sujeito sem talento escreve um livro cheio de palavrões, vulgaridades, a cara dele mesmo e… As vendas explodem, uma loucura a procura pelo livro. E um livro inteligente, de conteúdos a mudar a vida do leitor? Encalha na livraria, vai acabar num sebo. Hipócritas se revelam por suas leituras e aplausos…

PRECIPÍCIOS

Os precipícios costumam ser nossas escolhas na vida, escolhas ou desculpas. Ouça esta, vem do IBGE – “Trabalho, desinteresse e gravidez tiram nove milhões de jovens da escola”. Não me venham com desculpinhas baratas, tipo desigualdades sociais, discriminação, preconceitos, essas lorotas. Gravidez aos 14, 15 anos? Desinteresse pelos estudos? Desculpas pelo trabalho? Os motivados, com vergonha na cara estudam de madrugada, evitam gravidez safada e dão um jeito positivo na vida! Sem desculpas.

FALTA DIZER

Sempre que falo que somos nossas escolhas na vida alguém me contesta, contestação em defesa própria, é claro. Todos sabemos nas entranhas o que é correto e o que é incorreto na vida, mas… Buscamos justificativas bem arrazoadas para os nossos erros e infelicidades. Sem muxoxos, amigas! Assumamos!