Avaliação Urodinâmica

foto: divulgação

Por: Clínica UroJaraguá

18/03/2024 - 10:03

 

A avaliação urodinâmica é um conjunto de testes sofisticados que medem a eficiência do armazenamento e da liberação de urina pela bexiga e uretra. Essa análise compreensiva permite avaliar a função do trato urinário inferior, auxiliando na identificação de problemas como incontinência urinária, dificuldades de esvaziamento da bexiga, urgência urinária frequente, e outros distúrbios funcionais do sistema urinário.

Para quem é indicado este exame?

Esta avaliação é recomendada para pacientes que apresentam sintomas que não puderam ser diagnosticados ou solucionados através de exames mais simples. As indicações incluem:
Incontinência Urinária – Tanto de esforço quanto de urgência, ajudando a determinar a causa subjacente.
Frequência Urinária Excessiva – Avaliação para entender se a causa é a hiperatividade da bexiga ou outra razão.
Dificuldades no Esvaziamento da Bexiga – Identifica se há obstruções ou problemas nos músculos da bexiga.
Infecções Urinárias Recorrentes – Para investigar possíveis causas anatômicas ou funcionais.
Sintomas do Trato Urinário Inferior em Homens – Especialmente útil para avaliar problemas associados à próstata.

O Que Esperar Durante o Exame?

Durante a avaliação, podem ser realizados diversos testes, como a medição do fluxo urinário, a cistometria (que avalia a capacidade e a estabilidade da bexiga) e estudos de pressão-fluxo (para observar a pressão na bexiga durante a micção). O procedimento é conduzido com a máxima consideração pelo conforto e privacidade do paciente.

A Urojaraguá e a Avaliação Urodinâmica

Comprometidos com a excelência em cuidados urológicos e o bem-estar dos nossos pacientes, temos o prazer de anunciar que em breve ofereceremos a avaliação urodinâmica como parte de nossos serviços diagnósticos. A inclusão deste exame reforça nosso compromisso em fornecer um diagnóstico preciso e tratamentos eficazes, personalizados para cada um de nossos pacientes.

Fique atento às nossas comunicações futuras para mais informações sobre a disponibilidade deste serviço e como ele pode ajudar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do trato urinário. Na Urojaraguá, cada avanço é um passo em direção a um futuro em que seu bem-estar é prioritário. Estamos aqui para garantir que você receba o melhor cuidado possível, com tecnologias de ponta e uma equipe que realmente se importa. Junte-se a nós nessa jornada rumo a uma saúde urológica otimizada.