Atenção, o urso polar Groe chegou!

Colunistas
quarta-feira, 03:28 - 26/04/2017

"Atenção! Neste sábado, o Zoo vai apresentar o maior mamífero do Ártico! Tragam a criançada e venham conhecer o urso Groe! Não percam!”. O carro de som anunciando a novidade percorria insistentemente as principais ruas da cidade. A notícia se espalhou rapidamente como uma postagem em rede social. Um urso polar! Que emoção para a garotada, ver de perto um enorme urso branco! Muito melhor ao vivo do que assistir apenas na televisão, no cinema e nos sites, com certeza!
Todo esse “barulho” em torno da chegada do mais novo habitante de quatro patas da cidade não passou despercebido para os animais do zoológico municipal, especialmente para Groe, que ficou um pouco assustado com o clima de espetáculo a que seria submetido. Se sentia como se estivesse no picadeiro do circo, como aqueles animais que se movimentavam ao som do chicote do domador.
Ele bem que tentou fugir dos três homens que o capturaram nas geleiras. Mas os homens eram determinados, estavam há dias esperando o melhor momento para o surpreender. A hora aconteceu enquanto Groe aguardava o aparecimento de uma foca em um buraco da geleira. A possibilidade de saciar a fome e armazenar calorias para os dias mais frios o fez sair da segurança da toca, onde dividia o espaço com mamãe ursa e o irmão gêmeo. Um arpão com um sonífero o fez tombar no gelo.
Depois, o urso polar foi para um lugar onde tinha grades e cercas de arame, homens vestidos de branco, que o examinaram, pesaram, medicaram e alimentaram. Sentiu medo. Se sentia cansado, enfraquecido. Passaram-se algumas semanas e Groe se sentiu mais forte. Viu que os homens de branco, que depois entendeu serem veterinários, cochichavan sem parar enquanto olhavam para ele. Ficou apreensivo.
- Estão olhando muito para mim... O que será?!, pensou.
Na manhã seguinte veio a resposta: dois homens de uniforme azul se aproximaram e transferiram sua jaula para um caminhão. O coração de Groe começou a pular dentro do peito e ele começou a se agitar. Recebeu uma injeção calmante e caiu no sono. Ao acordar, o menino urso viu espantado que estava chegando em um lugar onde tinham muitos outros animais.
- Então, isso aqui é um zoológico!, disse para si mesmo. Começou a explorar o ambiente, repleto de pedras, plantas, uma lagoa e uma grande toca. Estranhou que tinha peixe, verduras e ervas à disposição. Ouviu o rugido do leão e o som das aves, mas não se importou. Estava faminto e mandou ver na refeição.
Pouco depois, o zoo abriu as portas e ele se espantou quando viu uma multidão correr para vê-lo. Se debruçaram para o olhar, comentavam e sorriam muito para ele, fotografando sem parar. As crianças estavam encantadas. Groe suspirou profundamente. Seria o seu destino, a partir de agora, longe das geleiras, das caçadas e da família... Horas depois, quando o zoo silenciou e as estrelas iluminaram o céu, Groe sonhou que passeava em um gelo flutuante, na longínqua terra onde nasceu...
×