A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, requerimento do presidente da Casa, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), para a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater a Assistência Social no município. A iniciativa atende a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Jaraguá do Sul e busca promover um amplo debate sobre as políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade.
Entre os principais pontos levantados por Almeida, estão o aumento expressivo da população em situação de rua e o agravamento de questões sociais como violação de direitos humanos, saúde pública e segurança. Diante desse cenário, a audiência pública vai discutir estratégias para um enfrentamento coordenado entre o Poder Público, instituições e sociedade civil.
Serão convidadas autoridades e entidades ligadas à temática para garantir um amplo debate sobre o assunto. Com a aprovação do requerimento, a Câmara dará início aos trâmites para a realização da audiência pública, proporcionando um espaço de escuta e deliberação sobre soluções eficazes para fortalecer a Assistência Social em Jaraguá do Sul. A data da audiência ainda deve ser definida.
Movimentação para 2026
O senador Esperidião Amin (PP) esteve na sexta-feira (4) em Jaraguá do Sul quando se reuniu com integrantes do Partido Progressista da cidade para principalmente articular as eleições de 2026. A reunião foi no Top Pocker, no bairro Nova Brasília. Amin foi recebido pelo presidente do PP jaraguaense, Dalton Lueders, integrantes e lideranças do partido.

Foto: Fabio Junkes
Educação
A vereadora Sirley Schappo (Novo) usou a tribuna da Câmara jaraguaense na quinta-feira (3) para relatar que tem recebido muitas reclamações por conta da falta de profissionais no sistema educacional da cidade. Ela listou outras reclamações, como ausência de professores de inglês, educação física, educação financeira, letramento matemático e letramento português e de profissionais especializados para lidarem com alunos com deficiências ou transtornos, como o autismo. A parlamentar caracterizou a situação como “lamentável e triste” e expressou preocupação pela saída de profissionais do município, que frequentemente escolhem cidades vizinhas para trabalharem na educação devido a condições melhores de trabalho.
Burocracia
O presidente da Casa, vereador Almeida (MDB) chamou a atenção para a morosidade na resolução de problemas e para a burocracia que atrasa processos nas secretarias, dentre estas na educação. Ele classificou as questões relacionadas a licitações em atraso com uma situação vergonhosa e comentou que o sistema de licitação antigo era mais eficiente do que o usado atualmente.
Prédios públicos
Os vereadores Ademir Hubert, Cristiana Poltronieri Zilhlsdorf e Jocinei de Oliveira Borba, todos do PL, pediram a vistoria técnica de prédios públicos, como postos de saúde, creches e escolas, em Guaramirim. A indicação foi aprovada na sessão, esta semana, e tem como objetivo verificar a situação de conservação das unidades. A presidente da Casa Cristiana Poltronieri, ressalta que é necessário que seja criada uma comissão para avaliar as condições desses prédios. Se houver a necessidade de alguma intervenção, os integrantes precisam cobrar a resolução do problema para a manutenção necessária.