“As manifestações em SC em defesa da democracia”

Milhares de manifestantes são esperados em Brasília no dia 7 de setembro | Foto Arquivo/Agência Brasil

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/08/2021 - 22:08

 

Na medida em que se aproxima o feriado de 7 de setembro, aumenta a preocupação com atos de vandalismo e manifestações contrárias à democracia, principalmente em Brasília. Em Santa Catarina, entidades e instituições se manifestam sobre o clima que ronda da data Independência. O Procurador Geral de Justiça (PGJ) Fernando das Silva Comin, se posicionou em sua conta nas redes sociais. Em recente encontro do Conselho Nacional de Procuradores Gerias (CNPG) o assunto foi tratado. “Foi um ato de união em torno de um assunto que muito nos preocupa. O rompimento com o Estado Democrático de Direito que vem assombrando o nosso país. Ninguém é contra a pátria, a família e a ordem. Essas palavras não podem, jamais, serem usadas como pretexto ou pano de fundo para golpes e ataques à democracia. Não podemos nos enganar. A liberdade e direitos conquistados com muito sofrimento pelo povo brasileiro precisam de proteção. Por isso, o MPSC está atento a manifestações que agridam a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) também estampou em seu site oficial: “A Fiesc, de acordo com os preceitos constitucionais, dentro da ordem, do respeito aos símbolos nacionais e às instituições, reconhece o direito à livre expressão e às manifestações pacíficas e democráticas, como forma de construção de um País comprometido com a livre iniciativa, o diálogo, a liberdade, a harmonia e a independência entre os Poderes”, diz a nota.

O tema foi alvo da reunião desta segunda-feira (30) do Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC. Em nota, destacou: “O Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC informa que está acompanhando e as instituições de segurança estão prontas para garantir a ordem pública caso ocorram manifestações pelo Estado”.

 

 

Responsabilidade Social

As inscrições na 11ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social “Uma atitude de valor catarinense” serão encerradas nesta terça-feira (31). A coordenação alerta que o prazo é improrrogável e que o sistema será fechado às 23h59 e que a inscrição é eletrônica. Esse é o limite para preenchimento do formulário e envio da documentação comprobatória exigida. Até o início da tarde desta segunda, mais de 100 organizações iniciaram o processo de inscrição

Empréstimo por telefone

A reunião da tarde desta segunda-feira (30) da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Assembleia Legislativa teve como destaque a aprovação, por unanimidade, do projeto 94/2019, apresentado pelo deputado licenciado Luiz Fernando Vampiro (MDB), atual secretário de Educação de SC, recebeu parecer favorável do relator Jair Miotto (PSC). A proposição veda a oferta e contratação de empréstimo ou financiamento de qualquer natureza por meio de ligação telefônica para aposentados e pensionistas. Uma verdadeira praga para quem é aposentado. A matéria segue para apreciação em plenário.

 

Sebrae

Nos dias 1º e 2 de setembro, secretários municipais catarinenses e agentes de desenvolvimento dos municípios que participam do 3º ciclo do Programa Cidade Empreendedora estarão reunidos em Florianópolis para participar da 3ª edição do Fórum Estadual de Secretários e Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, evento promovido pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. O evento será realizado a partir das 8h30, no Resort Costão do Santinho.

 

Celos

Até o dia 2 de setembro, uma comitiva da Celos passará pelas regionais de Norte a Sul do Estado para a distribuição dos cartões dos Planos de Saúde da Fundação. Ao todo, 10 cidades serão visitadas para entrega em mãos aos beneficiários, sendo que a ação também contemplará visitas às agências e atendimento local. Já as regionais que não fazem parte do roteiro de viagem, os cartões serão enviados via malote para os departamentos/lotação. E os dos aposentados e pensionistas serão enviados via correio.