As duas missões de Bolsonaro em SC – Acontece SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/09/2024 - 07:09

A passagem de Jair Bolsonaro por Santa Catarina tem dois objetivos bem definidos: o primeiro, na condição de pai, é ajudar na eleição do seu filho, Jair Renan, que busca vaga na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A tarefa não parece difícil, já que o filho 04 tem grandes chances de fazer uma votação histórica num dos maiores redutos conservadores do estado. A outra missão é mais complicada: reverter os quadros desfavoráveis ao PL em BC e Criciúma. Conforme pesquisa recente publicada pelo Diarinho, Juliana Pavan (PSD) lidera as intenções de votos na Dubai brasileira, deixando Peeter Grando (PL) em segundo. No Sul, levantamentos apontam crescimento, e até virada, de Vaguinho Espíndola (PSD) sobre Ricardo Guidi (PL). A presença de Bolsonato, com Jorginho Mello ao lado, é um trunfo esperado nesta reta final de campanha. Resta saber qual a força de ambos para reverter votos em disputa municipal.

Roteiro

Depois de idas e vindas, o roteiro de Jair Bolsonaro em SC ficou restrito a atos em Balneário Camboríu e Criciúma, com rasante em Itajaí, onde o candidato Robison Coelho (PL) recepcionou o ex-presidente na travessia de ferry-boat entre Navegantes e Itajaí. Em BC, JB se encontrou com apoiadores e falou no encerramento da Festa Farroupilha. Em Criciúma, o encontro será nesta sexta-feira (20) no AM Master Hall, espaço para cerca de 4 mil pessoas. Na sequência, Bolsonaro dará uma parada no Posto Presidente, na BR-101, em Tubarão, para manifestar seu apoio à Estener Soratto, por volta das 14h.

Salvaro

A defesa do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, deve buscar um habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a decisão da 5ª Câmara Criminal do TJSC de manter a prisão preventiva dele no âmbito da Operação Caronte. A medida é estudada com base no voto do desembargador Antônio Zoldan, do TJSC, que defendeu a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, como proibição de acesso à prefeitura, entre outras. “Prisão é sempre a última medida, nunca a primeira”, disse à coluna um dos integrantes da defesa do prefeito.

Luto

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, decretou luto oficial de três dias após a morte do desembargador José Antônio Torres Marques, ex-presidente da Corte catarinense. Torres Marques, gaúcho de nascimento, mas com toda carreira de magistrado desenvolvida em SC, presidiu o TJSC entre 2015 e 2016.

BRs 101 e 116

A Fiesc apresenta, nesta sexta-feira (20) os resultados do estudo que analisou a proposta de revisão contratual das concessões das BRs 101-Norte e 116 em Santa Catarina em reunião da Câmara de Transporte e Logística. O objetivo é avaliar e contribuir para a proposta do Ministério dos Transportes para a readaptação e otimização dos contratos de concessão da BR 101 (SC) segmento norte e da BR 116 (SC).

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.