Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

As bobagens e a vida – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

08/03/2024 - 07:03

O que seria de nós não fossem as bobagens? Um tédio. As bobagens distraem, fazem-nos rir, pensar e… Também fazer bobagens ou empinar o queixo e partir para as verdades. Mas também sabemos que viver apenas sob o guarda-chuvas das verdades seria uma danação. Qual a saída? Adão já fazia essa pergunta a Eva no paraíso. Vamos lá. Saí há pouco para o garimpo, fui ver se achava alguma notícia, um fato, algo, enfim, que valesse a pena. Tudo igual, repetições cansativas, mentiras, imposturas (imposturas, é claro, na área política) e nada que prestasse, até que… Dei de olhos numa manchete, dessas bobagens de que falei. A manchete dizia assim: – “Como parecer rico sem ser rico”. Cá pra nós, é ou não é uma bobagem essa proposta? É. Mas distrai. Fui ler as dicas para parecer rico sem ser rico. Eram 31 dicas, muitas indo além da condição de bobagens. Algumas até me fizeram pensar. A primeira delas: “Ter variedade de assuntos”. Significa, por outras palavras, ter o que dizer e dizer com assertividade e classe. Os jornais são a melhor escada para ter assuntos, caso contrário é um blábláblá vazio. Ter o que dizer “enriquece-nos”. É aquela velha história do – “Fala, se queres que te conheça”. Outra dica: Vista-se de preto. Concordo. Preto é a cor permanente da moda de classe, mas… Para muitos é luto. Fazer o quê? Outra dica: Tipo de cabelo revela a classe da pessoa… Depende só da pessoa. Jóias dão ar de riqueza? As pequenas sim, já os correntões, brincões, pulseirões revelam tipinhos… Estar informado, já disse, é boa sugestão para não apenas parecer rico, mas para ser rico, na cabeça. Usar uma loção atrás das orelhas, do pescoço, outra sugestão. Coisa mais rara no mundo de hoje é encontrar uma mulher com “cheirinho”, um perfuminho. Eles então nem se fala. “Ter um propósito na vida”, uma causa por que lutar, é outra dica para parecer rico. Não tenho mais espaço, o negócio é o seguinte: será que alguém não sabe dessas dicas, não para parecer rico, mas para ser pessoa rica por dentro? Estou indo me olhar no espelho…

PRECIPÍCIO

Diante de certas verdades, os hipócritas não têm o que dizer, o atraso envolve alunos de famílias pobres e ricas. Do que falo? Das habilidades em matemática. Estamos na posição 75 no mapa do mundial de excelência em matemática. E essa verdade é mais uma razão para a proibição terminante do uso de celulares em sala de aula. Foi constatado que nas aulas de matemática é quando mais os “alunos” brincam com o celular. Desligar ou rua!

LÁBIOS

Por solidão afetiva e baixa autoestima muitas mulheres se danam na vida. E partem para as erradas harmonizações. E não “melhoram”. Ouvi isso num programa de tevê, e muitas se deixaram mostrar, arrependidas. Fora das harmonizações para reparar danos de um acidente, tudo o mais é equívoco. A verdade está nas páginas de “O Pequeno Príncipe”, quando a raposa diz que a verdadeira beleza é invisível para os olhos, só se vê bem com o coração. “Acordar” faz bem!

FALTA DIZER

Que o marido bobão não dê calcinha e florzinha para a companheira no Dia da Mulher. E que as mulheres eduquem suas filhas, eduquem-nas para serem independentes e não precisarem de casamento para ser respeitadas. Ah, e lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos, limpar a casa, ir ao supermercado, tudo, tudo absolutamente dividido entre os pombinhos. Isso é igualdade, o mais é frescura!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.